Divulgação/Assessoria de imprensa/Aneel – Fiscalização em Salto Osório

A força-tarefa capitaneada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inspecionou as barragens de 21 usinas hidrelétricas, nos primeiros dez dias da ação (de 12 a 22/2), e não identificou anomalias que possam afetar a segurança das barragens vistoriadas. Entre as usinas fiscalizadas duas no Paraná, a de Salto Grande, em Quedas do Iguaçu, e a de Salto Santiago, em Saudades do Iguaçu, ambas no rio Iguaçu.

A operação vai fiscalizar, in loco, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas em 18 estados. Depois dessa primeira etapa, a ANEEL continuará, entre maio e dezembro, a inspeção presencial para totalizar 335 empreendimentos fiscalizados em 2019.

Das 21 usinas fiscalizadas até o dias 22, oito foram inspecionadas pela equipe de fiscais da ANEEL e 13 pelas Agências Reguladoras Estaduais conveniadas.

A fiscalização, comandada pela ANEEL, verificou a elaboração, pelos empreendedores, do Plano de Segurança de Barragens e do Plano de Ação Emergencial das usinas, em conformidade com a Lei 12.334, de 2010, e seu adequado cumprimento. Além disso, os servidores da Agência conferiram se os empreendedores realizaram as inspeções de segurança, as condições operativas das estruturas das usinas e seu estado de conservação.