O Fortaleza anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. O treinador chega para assumir as funções deixadas por Enderson Moreira, demitido no fim de abril, após eliminação nas semifinais da Copa do Nordeste para o Bahia.

O argentino terá como missão conduzir a equipe tricolor a bons resultados no Campeonato Cearense, além do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Ariel Holan, ex-técnico do Santos, foi especulado ao longo da última semana como possível novo treinador da equipe. Mas a negociação não prosperou e o Fortaleza acertou a chegada de Vojvoda.

Com 45 anos, o treinador é ex-zagueiro, mas procura armar suas equipes com futebol ofensivo. Vojvoda iniciou sua trajetória como técnico no Newell’s Old Boys, em 2016. Depois, seguiu para o Defensa y Justicia e, em 2017, assumiu o Talleres de Córdoba, onde comandou a equipe na eliminação do São Paulo na fase preliminar da Copa Libertadores de 2019.

Após curto trabalho no Huracán, foi para o futebol chileno e, em 2020, levou o desconhecido Unión La Calera às oitavas de final da Copa Sul-Americana (sendo eliminado pelo colombiano Junior Barranquilla), ao vice-campeonato chileno e consequentemente à participação na fase de grupos da Libertadores. Ao todo, foram 40 jogos, com 18 vitórias, dez empates e 12 derrotas.

Desde a última temporada, o trabalho de Vojvoda tem chamado a atenção de torcedores brasileiros que fizeram campanha para sua chegada ao comando técnico de suas equipes. Sua forma de trabalho, ao menos em parâmetros táticos, pode se assemelhar ao de Rogério Ceni, ex-treinador do Fortaleza.

Encontrar um perfil próximo ao que levou a equipe tricolor a bons resultados no futebol brasileiro tem sido a maior dificuldade da diretoria do Fortaleza. Zé Ricardo assumiu o time em 2019, depois que o ex-goleiro partiu para o Cruzeiro. Mais tarde, quando deixou a equipe para trabalhar no Flamengo, o primeiro escolhido foi Marcelo Chamusca e, em seguida, Enderson Moreira.