Em Curitiba

Freis da Igreja dos Capuchinhos fazem a tradicional bênção dos carros

(Foto: Arquivo Bem Paraná)

A tradicional bênção de carros e fiéis promovida pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos, ocorre nessa sexta-feira (dia 3), das 6 às 21 horas. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar o fluxo de veículos e de pessoas ao local.

A bênção é realizada desde 1952, sempre na 1ª sexta-feira do ano.

A estimativa é que a bênção atraia cerca de 12 mil veículos ao local. Não haverá bloqueios nas ruas, mas a ação pode deixar o trânsito mais lento nas proximidades da igreja, localizada na Avenida Manoel Ribas, entre as ruas Júlio Perneta e Tenente João Gomes da Silva.

Tradicionalmente as filas de carros que buscam começar o ano com proteção serão formadas na faixa do lado esquerdo da Rua Brigadeiro Franco e nas duas faixas à direita da Manoel Ribas.

A primeira sexta-feira do ano é o dia mais tradicional para a bênção organizada pela Igreja dos Capuchinhos, mas não o único. De acordo com a paróquia, as bênçãos ocorrem o ano todo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

A bênção dos Capuchinhos é uma adaptação da festa de São Cristóvão. A celebração é para pedir a proteção para os motoristas, passageiros e para os veículos ao longo do ano. A ação reúne até 40 freis que se revezam na bênção ao longo do dia.