Franklin de Freitas

A frente fria que atinge o Paraná traz chuva com trovoadas e frio nesta segunda (19) para Curitiba, regiões Central e Campos Gerais, além  ondas gigante se ressaca para o Litoral do Paraná. Segundo o Instituto Simepar, a segunda já inicia com instabilidade, muitas nuvens e algumas chuvas em parte do estado. Já no domingo (18), aliás algumas rajadas de vento de intensidade moderados a fortes, foram registradas no estado. Entre os Campos Gerais e região do Litoral, os ventos chegaram próximo dos 60 km/h

Nesta segunda, a temperatura em Curitiba não deve passar de 13 graus e, segundo o Simepar, O frio segue até pelo menos quinta (22), mas não deve chover mais a partir de terça (13), quando os nevoeiros devem dominar as manhãs. Na terça (20), aliás, a temperatura ficará entre 9 e 12 graus na Capital. Na quarta (21) e quinta (22), as temperaturas vão variar entre 10 e 16 graus. Nas regiões Central e Campos Gerais, as temperaturas máximas e mínimas também caem nos próximos dias. Somente nas regiões Noroeste e Oeste, as máximas se mantêm acima dos 25 graus. 

Agitação no mar- Uma nota da Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que a frente fria poderá provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste entre 3,0 e 3,5 metros ao largo do litoral entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), e do Paraná, ao sul de Paranaguá (PR), entre o domingo (18) à noite e a segunda (19) à tarde. Durante o mesmo período, também haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste entre 2,5 metros entre Laguna (SC) e Paranaguá (PR).