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Quinze anos depois do último episódio de Friends (6 de maio de 2004), a série continua sendo a queridinha dos brasileiros – e até mesmo dos Centennials (aqueles que nasceram a partir de 1995).

Segundo uma pesquisa realizada pela aplicativo de idiomas Babbel, a maioria dos entrevistados com até 24 anos assiste à série norte-americana (33%). Sex Education ficou em segundo lugar (25%), seguida de Game of Thrones (19%). 44% dos Centennials ainda afirmam que Friends é a melhor série para aprender outro idioma, seguida de La Casa de Papel (27%) e Stranger Things (20%).

A pesquisa da Babbel foi realizada em fevereiro com 1.432 pessoas de todas as idades.

Séries em versão original

De modo geral, 60% dos brasileiros preferem assistir a séries em versão original. Segundo eles, esta é a melhor maneira de captar a essência da história e dos personagens. Além disso, os participantes também disseram que esta é uma ótima opção para aprender ou praticar idiomas. O método mais utilizado para melhorar a eficácia desse exercício, de acordo com 45% dos entrevistados, é assistir a versão original com legendas também no idioma original. 21% ainda afirmaram ver o mesmo episódio com e sem legendas.

No rank geral, independente de idade, a série mais recomendada para aprender ou treinar um idioma estrangeiro é Friends (40%), seguida por La Casa de Papel (25%) e Game of Thrones (18%). 84% afirmaram que ver séries na versão original pode ajudar a melhorar a escuta e compreensão de outro idioma. 94% ainda disseram que aprender por meio de séries é mais divertido.

Netflix x TV

Quando o assunto é o meio pelo qual as séries são assistidas, 78% dos brasileiros gostariam que elas fossem transmitidas no idioma original e com legendas em português não só na TV paga, mas também nos canais abertos da televisão brasileira. Segundo os participantes da pesquisa, esta é a melhor maneira de ter contato com outras línguas e não perder a essência da história.

Netflix é o meio mais utilizado – 74% dos brasileiros assistem suas séries pela plataforma on-line. A TV paga fica em segunda posição, com a escolha de 18% dos entrevistados.