Franklin de Freitas

Após dias de muito frio e chuva, o Paraná voltou a registrar neste domingo (9 de maio) um tempo mais estável. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apenas entre o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) os ventos úmidos e frios mantém condição favorável para a formação de nuvens baixas e alguma garoa ocasional. No interior do Paraná, o frio segue expressivo principalmente no Centro-Sul e Sudoeste do estado.

Para amanhã, por outro lado, a previsão é que o sol apareça entre nuvens e o vento perca força. Com isso, o tempo no primeiro dia útil da semana deve ficar mais agradável do que no final de semana, inclusive com o sol brilhando desde cedo nas faixas norte e oeste do estado, que devem registrar temperaturas próximas dos 30ºC. Além disso, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos no período da tarde.

Os dias de calor (ou de menos frio, pelo menos), porém, não durarão muito tempo. É que entre a terça e quarta-feira uma nova frente fria se desloca sobre a região Sul do Brasil, o que deve provocar mudanças no tempo no Paraná.

“Estão previstas chuvas com trovoadas a partir da tarde nas Regiões Sudoeste, Oeste e, até a noite, as áreas de instabilidade atingem as demais regiões do Paraná”, alerta o Simepar. “Na quarta-feira, as chuvas mais expressivas ocorrem do centro para o norte e leste do Estado. Na quinta-feira, após a passagem da frente fria, mais uma massa de ar seco e frio favorece o declínio das temperaturas”.

Depois disso, a previsão mais longa, para daqui duas semanas, prevê um tempo mais estável no estado, com as ocorrências de chuva diminuindo ou até mesmo cessando. O frio intenso, porém, persistirá.