O intenso frio registrado na madrugada desta quarta-feira (23) interferindo no transporte coletivo, provocando atrasos no início da operação, que normalmente começa às 5 horas. Em torno de 400 dos 1.930 ônibus da frota operante apresentaram problemas devido ao congelamento dos sistemas de ar responsáveis pela abertura e fechamento de portas, que se tornaram mais lentas, e também do congelamento de para brisas dianteiros. Esses veículos, porém, operaram ainda pela manhã, com atrasos em alguns horários.

O monitoramento dos ônibus em tempo real, feito no Centro de Controle Operacional da Urbs, permitiu ação imediata, buscando minimizar o problema e reduzir a formação de comboios. Entre as medidas adotadas estão a substituição de ônibus e a manutenção por mais tempo na linha, com maior número de viagens do que o previsto, dos ônibus que normalmente voltam à garagem após o horário de pico. A situação só foi totalmente normalizada no meio da manhã.

Em função da previsão de continuidade do frio nos próximos dias, a Urbs solicitou às empresas que mantenham os ônibus protegidos nas garagens ou cobertos com lonas, reduzindo o risco de novos problemas.