Terça-feira é o Dia sem carro

Frota de veículos cresce mais que o dobro da população no Paraná

Frota de Curitiba subiu mais de 18% em uma década
Frota de Curitiba subiu mais de 18% em uma década (Foto: Franklin de Freitas)

Ao longo de uma década, o Paraná foi o quinto estado brasileiro cuja população mais cresceu, com um acréscimo superior a um milhão de habitantes. Bem mais expressivo que o aumento populacional, contudo, foi o avanço da frota de veículos no estado, que ganhou quase 2,3 milhões de unidades no período. Ou seja, a frota estadual cresceu mais que o dobro da população paranaense entre os anos de 2011 e 2020.

O levantamento, feito pelo Bem Paraná com base nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nas informações sobre frota de veículos cadastrados no estado, divulgadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mostram ainda que há atualmente no estado uma média de dois carros para cada três habitantes. Em Curitiba, são quatro carros para cada cinco habitantes.

Ao longo da década, a população curitibana cresceu 10,43%, passando de 1.764.541 de habitantes para 1.948.626. O número de veículos cadastrados no município, por sua vez, avançou 18,78%, saltando de 1.232.991 para 1.464.535.

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus e o agravamento da crise econômica, inclusive, a frota de veículos só cresce. Em Curitiba, a alta nesse mesmo intervalo de meses foi de 0,47%, com mais 6.802 unidades circulando.

Dia Sem Carro — O levantamento da frota no Estado e em Curitiba foi feito porque hoje é comemorado, em todo o mundo, o Dia Sem Carro. A data estimula as pessoas a deixarem seu carro e usar o transporte alternativo, como ônibus, bicicletas ou mesmo andar a pé, estimulando a cultura da sustentabilidade e da saúde.