TV Globo/Divulgação – Vitória Strada

Quando a vida entrelaça o destino de três mulheres completamente diferentes e no meio do caminho há a chegada de um furacão e um crime em andamento, a confusão é certa. É neste cenário, em Cancún, no México, que Alexia Máximo (Deborah Secco), Luna Furtado (Juliana Paiva) e Kyra Romantini (Vitória Strada) tornam-se testemunhas acidentais de um assassinato que vai unir seus destinos. Condenadas a viver sob a custódia do Programa de Proteção à Testemunha e com novas identidades, elas iniciam uma outra vida e terão seus sonhos adiados. Situações divertidas e inusitadas dão o tom a ‘Salve-se Quem Puder’, comédia repleta de aventura e suspense que estreia nesta segunda-feira (27 de janeiro), no horário das 19 horas, em lugar de ‘Bom Sucesso’.

Alexia é neta de Ignácio (Otávio Augusto), patriarca da família Máximo, mas que sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer. Apesar dos lapsos de memória, tem verdadeira adoração por Alexia. Ignácio é o grande incentivador da carreira da atriz e sempre a apoiou. Com a ‘morte’ da neta em Cancún, a família tenta poupá-lo da tragédia. Uma das maiores preocupações de Alexia ao entrar para o Programa de Proteção à Testemunha é o medo de que o avô não tenha mais lembranças suas.
Luna, por sua vez, tinha apenas 4 anos quando foi abandonada pela mãe, Helena (Flávia Alessandra). Ela era casada com o chef de cozinha Mário (Murilo Rosa) e resolveu arriscar a vida nos Estados Unidos. Nunca mais voltou. Mário criou a filha sozinho no México ao longo de todos esses anos. Luna cresceu, cursa a faculdade de Fisioterapia e trabalha em um resort em Cancun para ajudar a pagar seus estudos. Antes de ‘desaparecer’, a jovem vê uma imagem da mãe por conta de uma entrevista em que ela diz administrar o Empório Delícia, um badalado centro gastronômico, em São Paulo.

Atrapalhada e estabanada, Kyra é incapaz de chegar a algum lugar sem que nada lhe aconteça. Costuma derrubar coisas, tropeçar em tudo, e vira e mexe está se desculpando com as pessoas. Foi num desses ‘incidentes’ anos atrás que ela conheceu Rafael (Bruno Ferrari), o grande amor de sua vida. Não demorou muito e os dois logo ficaram noivos. Mas os planos são interrompidos após a viagem dela ao México.
‘Salve-se Quem Puder’ novela criada e escrita por Daniel Ortiz, conta com a colaboração de Flavia Bessone, Nilton Braga, Victor Atherino e Pedro Neschling. A direção artística é de Fred Mayrink, com direção geral de Marcelo Travesso, e direção de Alexandre Klemperer, João Boltshauser, Hugo de Sousa e Bia Coelho.

Quem é quem

O Trio
Alexia Máximo/Josimara (Deborah Secco) — Alexia é uma atriz exuberante e desbocada, que chama a atenção por onde passa. Filha de Graziela, irmã da invejosa Petra e neta de Ignácio, com quem mantém uma relação de muita cumplicidade, No Programa de Proteção à Testemunha no Brasil, Alexia ganhará o nome de Josimara.

Luna Furtado/Fiona (Juliana Paiva) — Estudante de fisioterapia e funcionária de um resort em Cancún, Luna é mexicana e filha de brasileiros. Foi criada somente pelo pai, Mário, depois que a mãe, Helena, sumiu, No Brasil, além de mudar de país, hábitos e costumes, Luna ganhará uma nova identidade: será chamada de Fiona.

Kyra Romantini/Cleyde (Vitória Strada) — Extremamente romântica e um tanto atrapalhada, Kyra está próxima de realizar o grande sonho de sua vida: se casar com toda a pompa com seu grande amor, Rafael. Mas será obrigada a deixar de lado a vida confortável. E passará a se chamar Cleyde.

Núcleo da Família Romantini
Agnes (Carolina Kasting) — Arquiteta, mãe zelosa de Kyra/Cleyde, Bia e de Júnior, viúva e herdeira de uma tradicional família paulistana. Não consegue se conformar com a “morte” de Kyra durante a passagem do furacão em Cancún.

Bia (Valentina Bulc) — Filha caçula de Agnes e irmã de Kyra/Cleyde e de Junior. Foi obrigada a abandonar a ginástica artística por problemas de saúde até que decide retomar os treinos, mesmo ciente dos riscos, e sem o conhecimento da família.

Junior (Igor Cosso) — Filho do meio de Agnes e irmão de Kyra/Cleyde e Bia, sente-se responsável pela proteção da família e dá muito apoio à mãe, após a “morte” de Kyra.

Núcleo da Família Máximo
Graziela (Débora Olivieri) — Mãe de Alexia e Petra e filha de Ignácio. Ex-modelo, teve a carreira interrompida quando engravidou de Alexia/Josimara. Tem uma clara preferência por Petra.

Petra (Bruna Guerin) — Irmã de Alexia e filha de Graziela, é invejosa e egoísta, do tipo que não mede esforços para conquistar seus objetivos.

Ignácio (Otávio Augusto) — Avô de Alexia, Petra e Alan e pai de Graziela, sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer. Bem-humorado, ele vive com o neto Alan e com os bisnetos, e tem verdadeira adoração por Alexia.

Alan (Thiago Fragoso) — Neto de Ignácio e primo de Alexia e Petra, Alan é viúvo, pai de três filhos adotivos: Tarantino, Queen e Mosquito. Advogado workaholic, é ético e correto.

Tarantino (Daniel Rangel) — Filho adotivo mais velho de Alan, sente falta da atenção do pai principalmente após a perda da mãe. É um dedicado atleta de ginástica artística.

Mosquito (Ygor Marçal) — Filho do meio de Alan. Junto com a irmã, aplica planos e armadilhas para afastar todas as babás da casa inclusive Kyra/Cleyde. Tem adoração pelos ratos Justin Bieber e Madonna.

Queen (Alice Palmar) — Filha caçula de Alan, é alegre e falante. Ao lado do irmão Mosquito, gosta de aprontar peças com as candidatas a babá
Núcleo da Família Furtado

Mário (Murilo Rosa) — Pai de Luna, vive há anos em Cancún. É excelente cozinheiro e começa a história em uma cadeira de rodas, se recuperando de um grave acidente de carro. Criou a filha sozinho depois que Helena abandonou a família.

Juan (José Condessa) — Mexicano e morador de Cancún, Juan é alegre, inteligente e exímio técnico de TI. Apaixonado por Luna.

Gabi (Nina Frosi) — Melhor amiga de Luna, Gabi trabalha como camareira no mesmo resort que Luna em Cancún.

Núcleo da família Santamarina
Helena (Flávia Alessandra) — Mãe de Luna. Mulher misteriosa e bem-sucedida da alta sociedade, esconde segredos do passado, como o relacionamento que teve com Mário e a existência de Luna. Casada com Hugo, vive em São Paulo e administra um badalado centro gastronômico, o Empório Delícia.

Hugo (Leopoldo Pacheco) — Marido de Helena e pai de Téo e Micaela. Duro e machista, Hugo não acredita no potencial da filha, Micaela, e não se conforma por Téo não seguir seus passos em seu negócio, um jornal de sucesso.

Téo (Felipe Simas) — Aventureiro e esportista, é diretor de documentários. Vive tendo embates com o pai, Hugo, por não aceitar seguir a carreira executiva no jornal da família. Namorado de Úrsula.

Micaela (Sabrina Petraglia) — Competente administradora de empresas, mas o pai não reconhece seu talento. No Empório, ela se prepara para abrir o próprio restaurante.

Úrsula (Aline Dias) — Namorada de Téo. Bem-nascida, mas ciumenta e insegura. É o braço direito de Helena no Empório Delícia. e se sentirá ameaçada quando Luna/Fiona virar fisioterapeuta do namorado.

Família Prazeiroso — Judas do Norte

Zezinho (João Baldasserini) — Filho de Ermelinda, é um produtor rural que vive com a mãe num sítio em Judas do Norte, interior de São Paulo. Vai se apaixonar por Alexia/Josimara.

Ermelinda (Grace Gianoukas) — Mãe de Zezinho, sente muito orgulho do filho, seu grande companheiro na missão de proteger as testemunhas em seu sítio em Judas do Norte, interior de São Paulo.

Núcleo da família Machado
Dominique (Guilhermina Guinle) — Renomada advogada, mas integra uma organização criminosa que protege os interesses de empresários e políticos corruptos. É uma mulher perigosa e poderosa e está em Cancún com a missão de eliminar o juiz Vitório, conhecido pelo trabalho de combate à corrupção.

Renzo (Rafael Cardoso) — Sobrinho de Dominique. Foi criado pela tia desde criança. Não aprova o trabalho sujo de Dominique, mas não consegue se desvencilhar do destino traçado por ela. Em Cancún, ele conhece Alexia e tem uma única noite de amor com a atriz.

Lúcia (Cristina Pereira) — Empregada da casa de Dominique há décadas, praticamente criou Renzo desde criança. Sente um enorme carinho pelo rapaz e não mede esforços para protegê-lo.

Núcleo da Labrador
Rafael (Bruno Ferrari) — Empresário empreendedor e dono da Labrador, uma empresa de tecnologia digital. Rafael está noivo de Kyra quando ela é dada como morta. O episódio desencadeia novamente inúmeras manias do rapaz, como limpeza e organização excessiva.

Renatinha (Juliana Alves) — Secretária executiva da Labrador e ex-namorada de Rafael. Ainda é apaixonada pelo rapaz e sente ódio de Kyra.

D. Marieta (Prazeres Barbosa) — Copeira da Labrador. Falante e batalhadora, será amiga de Alexia/Josimara quando ela começar a trabalhar na empresa.

Catatau (Bernardo de Assis) — Office boy da Labrador e tem uma queda por Renatinha.

Núcleo do Empório
Verônica (Marianna Armellini) — Assistente de Hugo, ela se finge de amiga de Micaela mas no fundo não a suporta e planeja se vingar por causa de um evento trágico do passado.

Gael (Cirillo Luna) — Primo de Verônica e irmão de Bruno, irá trabalhar com o irmão no novo restaurante de Micaela.

Bruno (Marcos Pitombo) — Primo de Verônica e irmão de Gael, trabalhará com o irmão no restaurante de Micaela e vai se apaixonar por ela.

Baggio (Amauri Reis) — Gerente da cantina italiana no Empório.

Vicky (Mila Carmo) — Garçonete na cantina do Empório

Núcleo da família Apolinário
Edgar (Cosme dos Santos) — Dono de uma lanchonete na zona leste de São Paulo, Edgar é divorciado e pai de Bel.

Bel (Dandara Mariana) — Filha de Edgar, é batalhadora e corre atrás dos seus objetivos. Está se preparando para disputar a Prova dos Três Tambores, competição feminina a cavalo.

Núcleo da Ginastica Artística
Tammy (Lívia Inhudes) — Ginasta, teve um rápido relacionamento com Tarantino e não se conforma com a preferência dele por Bia.

Isaac (Conrado Caputo) — Treinador da equipe de ginástica, é um ex-atleta ambicioso e exigente.

Dionice (Bárbara Sut) — Ginasta, melhor amiga de Bia

Erick (Cláudio Olegário) — Ginasta, faz parte do grupinho de Tammy

Carol (Andressa Robles) — Ginasta da equipe, é a melhor amiga de Tammy.
Outros personagens:

Juiz Vitório (Ailton Graça) — Juiz íntegro e correto, é conhecido pelo seu trabalho de combate à corrupção e se torna alvo de poderosos empresários e políticos. Está em Cancún para um congresso quando é morto.

Consulesa Adriana (Ana Carbatti) — Consulesa brasileira que auxilia na troca de identidade e de visual de Alexia/Josimara, Luna/Fiona e Kyra/Cleyde e na integração do trio no Programa de Proteção à Testemunha.

Ivo (Ricardo Duque) — Agente da polícia federal que leva Alexia/Josimara, Luna/Fiona e Kyra/Cleyde para o sítio de Ermelinda em Judas do Norte e atua na investigação do caso.

Enéas (Giordano Becheleni) — Funcionário da família Santamarina.

Edu (Jerônimo Martins) — Capanga e amante de Dominique

Pancho (Gil Hernandez) — Capanga de Dominique

Donato (Daniel Satti) — Capanga de Dominique