Divulgação/Coritiba – O goleiro Gabriel: comprado por 1

O Coritiba anunciou nessa terça-feira (dia 12) a contratação do goleiro Gabriel Vasconcellos, 29 anos, que estava livre no mercado depois de deixar a Lecce, campeã da segunda divisão da Itália na temporada 2021/22. O jogador assinou contrato válido até o final de 2026 com o Coritiba.

Gabriel chega para tentar romper uma barreira que já dura sete anos. Desde junho de 2015, só dois goleiros conseguiram se firmar no Coritiba: Wilson e Alex Muralha.

Wilson, 38 anos e hoje no Figueirense, chegou ao clube em junho de 2015 e somou 296 partidas pelo Coxa desde então. Foi dono da posição na maior parte do tempo. Deixou a equipe paranaense no final de 2021.

Alex Muralha, 32 anos, foi contratado pelo Coritiba em 2019 e já acumula 80 partidas pelo clube. Perdeu a posição para Rafael William há quatro rodadas.

Desde 2015, nenhum goleiro conseguiu quebrar o domínio da dupla Wilson-Alex Muralha no Coritiba. Além da dupla, o jogador da posição que mais atuou numa temporada foi Elisson, com dez partidas em 2016. Aos 35 anos, o goleiro disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro pelo Betim.

GABRIEL
Gabriel teráa primeira oportunidade de atuar profissionalmente no Brasil. Revelado pelo Cruzeiro, foi campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira em 2011. Em 2012, conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres — foi titular em cinco dos seis jogos da campanha.

Ainda em 2012, foi comprado pelo Milan, que pagou 1,17 milhão de euros ao Cruzeiro. Atuou em sete partidas pelo clube italiano, todas em 2013. Em seguida, em 2014/15, ficou emprestado ao Carpi, e atuou como titular na segunda divisão italiana. Em seguida, passou temporadas emprestado a Napoli, Cagliari e Empoli. Em 2018, com o fim do seu contrato com o Milan, acertou com o Perugia. Chegou ao Lecce em 2019.

No total, em dez anos de Itália, somou 45 jogos pela primeira divisão e 163 pela segunda divisão. A única experiência em competições internacionais por clubes foi na temporada 2015/16, quando atuou em três partidas da Liga Europa pelo Napoli.

“É uma alegria e uma expectativa muito grande. Não fazia parte dos meus planos voltar para o Brasil agora. Estava bem na Itália, mas a minha conversa com a diretoria me motivou, o projeto do clube me encantou. O Grupo me recebeu muito bem e eu estou bastante motivado. Representar uma camisa como a do Coritiba é muito estimulante.”