A projeção de gastos dos brasileiros com os presentes de Natal reforçam a previsão de que as vendas deste ano devem apresentar uma boa elevação frente às do ano anterior. A média de gastos com presentes deve ser de R$ 364, segundo pesquisa da GfK realizada em nove regiões metropolitanas, entre elas a de Curitiba para onde a previsão de aumento de vendas deste Natal gira entre 10% a 15%, segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP).
A pesquisa mostrou ainda que 12% pretendem gastar até R$ 116, 13% de R$ 117 a R$ 232, 22% de R$ 232 a R$ 580 e 16% acima de R$ 581.
Realizada em setembro, com 1.000 pessoas, a partir de 18 anos, a sondagem da GfK também identifica o lugar preferido para fazer as tradicionais compras de fim de ano. Mencionados por 55% dos entrevistados aparecem em primeiro lugar em um grande centro de compras (loja de departamento, super ou hipermercado ou shopping).

Embora as mulheres aparentem ter maior familiaridade com esses locais, a pesquisa constata que eles são os preferidos dos homens, com 59% contra 51% das mulheres, explica Antonio Perrella, Diretor de Atendimento a Clientes da GfK. Demonstram ainda preferência por esses locais os consumidores do Sul do País e os das classes A e B.
As lojas de rua aparecem em segundo lugar (17%) e são mais preferidas pelas mulheres (22%) do que pelos homens (12%). Entre os presentes escolhidos, roupas ou acessórios lideram. Mais da metade (56%) dos entrevistados que pretendem presentear alguém diz que irá adquirir tais itens. Em seguida, aparecem os brinquedos, com 25% das intenções. No entanto, 21% ainda não sabiam o que comprar.
Participaram da pesquisa realizada pela GfK populações de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).