Mercado da bola

Giovanni deixa o Coritiba, que pode trazer reforço do Sporting Lisboa

Mattheus Oliveira
Mattheus Oliveira (Foto: Reprodução/youtube/Vitória SC)

O meia Giovanni, 26 anos, rescindiu contrato com o Coritiba e está perto de ser anunciado como reforço do Cruzeiro. O jogador tinha apenas quarto meses de vínculo restantes e chegou a um acordo para deixar o clube. O clube paranaense ficou com 30% dos direitos econômicos do atleta.

Em 2018, Giovanni foi o segundo melhor meio-campista da Série B, segundo o ranking do Sofascore. Naquela edição, atuando pelo Goiás, ele somou 33 jogos, 5 gols e 9 assistências.

Giovanni foi contratado pelo Coritiba em janeiro de 2019. No total, somou 44 jogos e quatro gols pelo clube. Na Série B de 2019, somou 30 partidas, 2 gols e 5 assistências. 

Em janeiro de 2020, Giovanni sofreu uma lesão no tendão, passou por cirurgia e ficou sete meses em recuperação. No total, só atuou por 52 minutos em 2020 – entrou em dois jogos.

REFORÇO
Para suprir a saída de Giovanni, o Coritiba tenta o empréstimo do meia Mattheus Oliveira, 26 anos, que tem características semelhantes. É um meia ofensivo, mas que já foi utilizado como médio-centro (funções exercidas por Matheus Bueno e Galdezani).

Filho do craque Bebeto, campeão da Copa do Mundo de 1994, Matheus viveu seu auge na temporada 2016/17, com o Estoril Praia, que terminou em 10º lugar na primeira divisão de Portugal. Ele atuou em 26 partidas, marcou 2 gols e fez 2 assistências. O bom futebol chamou a atenção do Sporting Lisboa, que pagou 2 milhões de euros pelo jogador em julho de 2017.

No entanto, só disputou quatro partidas pelo Sporting Lisboa até hoje. Todas em 2017. Depois disso, foi emprestado duas vezes para o Vitória de Guimarães, pelo qual disputou 41 jogos, marcou 4 gols e fez 6 assistências.

O jogador está encostado no Sporting Lisboa, sem atuar. Seu último jogo foi pelo Vitória de Guimarães, em 19 de maio de 2019, há um ano e quatro meses.

Criado e revelado pelo Flamengo, o jogador de 26 anos tem passagens por Estoril Praia-POR, Sporting e Vitória de Guimarães.

HISTÓRIA
Mattheus foi revelado na base do Flamengo. Em 2013, disputou quatro partidas pela seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria. Seu primeiro ano como profissional foi 2012, com 12 partidas pelo clube carioca. Em 2015, foi contratado pelo Estoril.