Divulgação

Em cinco dias uma menina que nunca tocou um instrumento aprende algumas notas, forma uma banda, compõe uma música e se apresenta em um show. Parece impossível? O Girls Rock Camp Curitiba tem provado que não. Em formato de colônia de férias, o camp, que é voltado para meninas entre 7 e 17 anos de idade, busca, além de ensinar um instrumento, mostrar que música é para as mulheres, apresentando a produção musical feminina e o trabalho coletivo entre as mulheres.

Durante a semana do camp, além das oficinas voltadas para a escolha de cada criança (que pode ser guitarra, baixo, bateria, teclado, ou ainda, vocal), acontecem também oficinas que visam o autoconhecimento e empoderamento das meninas, como defesa pessoal e identidade, e outras que ajudarão no processo criativo para o dia do show, a exemplo da oficina de personalização de camisetas com stencil.

Sem fins lucrativos, o evento é realizado em Curitiba há dois anos de maneira 100% voluntária. Durante o camp, cerca de 70 mulheres, das mais variadas áreas de atuação, juntam esforços para que o Girls Rock Camp Curitiba aconteça.

Pensando em aumentar o impacto do camp, o Girls Rock Camp Curitiba lança seu primeiro projeto de financiamento coletivo. Até agora, as oficinas são realizadas com instrumentos emprestados por voluntárias e outros parceiros do projeto.

Segundo Roberta Cibin, baixista e coordenadora do camp em Curitiba, o objetivo do crowdfunding é a compra de instrumentos próprios: “Com equipamentos melhores e instrumentos adequados aos tamanhos das meninas, a gente pode oferecer uma experiência melhor na semana do camp. E além disso, nossa vontade é que o camp cresça, nos possibilitando impactar mais meninas e mulheres ao longo do ano”.

A campanha de financiamento coletivo está no Catarse — clique aqui para acessar o site — e quem quiser ajudar, conta com várias opções de valores e recompensas.

Sobre o Girls Rock Camp 
Criado há 17 anos na cidade de Portland (Oregon, EUA), o Girls Rock Camp tem como proposta empoderar meninas entre 7 e 17 anos por meio da música. O Camp oferece uma semana de atividades que buscam ajudar as garotas a construírem seu amor próprio por meio de uma programação que inclui educação musical e performance, palestras sobre empoderamento e justiça social, modelos positivos de conduta e desenvolvimento de habilidades de colaboração e liderança.

O Girls Rock Camp Alliance, que surgiu depois da criação do Camp em Portland, orienta a promoção dos acampamentos em todo o mundo. Pioneiro na América Latina, o Girls Rock Camp Brasil foi criado em 2013, em Sorocaba (SP). Preparando a terceira edição do evento, Curitiba foi a terceira cidade brasileira a receber a iniciativa, que existe também em Porto Alegre (RS). 

Serviço: 
Financiamento Coletivo Girls Rock Camp Curitiba
Quando: Até 07/09/2019 
Doação: Catarse 
Mais informações: Girls Rock Camp Curitiba