Tradição

Gnocchi da Fortuna: conheça a lenda e aprenda a fazer uma boa massa

(Foto: Rchelesfoto/Abbraccio)

De acordo com a lenda, em um dia 29 no século IV, um santo cristão chamado São Pantaleão, estava faminto e vagava por um vilarejo italiano a procura de um quente e gostoso prato de comida, até que, disfarçado de andarilho, bateu à porta de uma casa pedindo comida. A família deixou o estranho entrar e mesmo com pouca quantidade de comida, compartilhou seu jantar com ele. Era um gnocchi, que foi dividido igualmente por todos, rendendo sete unidades para cada um. Ele se alimentou e em troca da gentileza, deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

Essa história lendária rodou o mundo e acabou se transformando em uma simpatia. O ritual diz que todo dia 29 a pessoa deve colocar dinheiro debaixo do prato e, em pé, colocar sete unidades de gnocchi e comer uma a uma. Para cada massinha é feito um pedido diferente. Depois disso, o dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando poderá ser usado ou doado para alguém que precisa.

E para entrar no clima dessa famosa simpatia, aprenda a fazer uma receita de gnocchi tradicional,uma dica do Abbraccio, rede de restaurantes inspirada no lifestyle italiano:

GNOCCHI DE BATATAS

Rendimento: 7 porções

MASSA:

1,5 kg de batata Asterix (cerca de 8 unidades média);

2 gemas;

Sal, a gosto;

700 g Farinha de trigo

MODO DE PREPARO

• Lave, descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 3 cm.

• Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal e leve a fervura. Ferva por 25 minutos, ou até ficarem completamente cozidas - espete com um garfo para conferir o ponto. A batata deve escorregar devagar das costas do garfo.

• Escorra bem as batatas e as esprema. Coloque as batatas na geladeira para refrigerarem antes de continuar o procedimento. Quando já estiverem frias, retire da geladeira e faça um monte com as batatas, deixando um buraco no meio. Adicione as gemas e o sal. Misture tudo com as mãos.

• Aos poucos vai adicionando a farinha e misture até obter o ponto de enrolar, que é quando a massa não gruda mais nas mãos.

• Polvilhe uma bancada com farinha e divida a massa em 4 partes. Para modelar, pegue uma das partes e faça rolinhos cilíndricos de aproximadamente 2 cm, polvilhando farinha para não grudar, e corte cada gnocchi com aproximadamente 2 cm. Se quiser, utilize um garfo para fazer ranhaduras nos pedaços para dar aquele formato mais tradicional do gnocchi.

• Transfira os gnocchis para um recipiente polvilhado com um pouco de farinha enquanto você corta o resto dos gnocchis. A farinha é importante para que os gnocchis não fiquem grudados.

• Repita o procedimento de fazer cilindro, cortes e transferir para um recipiente enfarinhado até acabar toda a massa.

• Coloque água em uma panela e deixe ferver. Importante a água estar fervendo antes de colocar o gnocchi para cozinhar. Adicione sal na água, espere ferver novamente e então coloque os gnocchis. Quando o gnocchi flutuar significa que está pronto.

• Escorra e finalize com o molho de sua preferência.