Reprodução/Twitter/Paraná Clube – Sport 0 x 1 Paraná Clube

O Paraná Clube estreou com vitória no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nessa quinta-feira (dia 23), na Ilha do Retiro, em Recife. O time venceu por 1 a 0 o Sport, com gol do atacante Rafael Furtado, 19 anos.

No primeiro tempo, o destaque da equipe foi o goleiro Lucas Macanhan, emprestado pelo Athletico Paranaense, que defendeu um pênalti e fez outra defesa milagrosa.

O Paraná começou o jogo com Lucas Macanhan; Alejandro Marquez, Willian, Paulo Fales e Victor; Carlos e Kriguer; Jhemerson, Thiago Alves e Gabriel Pires; Marlyson.

O volante chileno Alejandro Marquez, o ponta Jhemerson, o meia Gabriel Pires e o centroavante Marlyson fazem parte do elenco principal, assim como Lucas Macanhan. Eles foram cedidos para esta partida para ganharem mais experiência e ritmo de jogo.

Marlyson não pode atuar na próxima partida do time principal, pela Série B, contra a Ponte Preta, no sábado. Ele pertence ao clube de Campinas e o contrato de empréstimo veta a escalação contra a equipe de origem.

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida.

REGULAMENTO
O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Paraná está no Grupo A, junto com Coritiba, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando 8 jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

Os jogadores que atuarem pelo time de aspirantes podem integrar o elenco principal na Série B a qualquer momento.

Na segunda rodada, em 31 de maio (uma sexta-feira) às 15 horas, o Paraná recebe na Vila Capanema o Figueirense.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo. Essa é a primeira vez que o Paraná Clube disputa a competição.