Publicidade
1 a 3 no Estádio Anilado

Piazada supera 'frango' e Athletico vence o União Beltrão na estreia do Paranaense 2020

(Foto: Divulgação/ Twitter oficial do Athletico Paranaense)

Não foi uma atuação brilhante. Mas o Athletico conseguiu passar na primeira etapa do ‘vestibular’ que é o Campeonato Paranaense. Jogando no estádio Anilado no final da tarde deste sábado (18 de janeiro), num dia de calor intenso em Francisco Beltrão, a jovem equipe do Furacão conseguiu vencer por 3 a 1 o União Beltrão. Pedrinho abriu o marcador para os visitantes ainda no primeiro tempo, enquanto Léo Bartholo empatou a partida na etapa final, num verdadeiro frango do goleiro Anderson. O jovem atacante atleticano, porém, voltou a brilhar e recolocou o Furacão em vantagem, enquanto Kleyton, já no fim da partida, sacramentou a vitória num grande lance individual.

Com o triunfo, o rubro-negro larga com o pé direito no Estadual, competição na qual está em busca do tricampeonato, agora sob o comando do técnico Eduardo Barros, de 34 anos, que dirigiu o Athletico nas últimas partidas do Brasileirão de 2019.

Já o União Beltrão, se não soma pontos, ao menos dá alguma esperança ao seu torcedor de que vá ter forças para competir pela manutenção na elite. O clube retorna à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2020, após ser rebaixado na competição em 2018. No ano passado, garantiu o acesso ao ficar com o vice-campeonato da Divisão de Acesso - perdeu a final contra o PSTC.

Escalação

Sem contar com uma série de jogadores registrados para defender o Athletico no Campeonato Paranaense, mas que estão servindo ao time principal, comandado por Dorival Júnior, o técnico Eduardo Barros montou um time repleto de caras novas. Dos 11 jogadores que começaram a partida, sete faziam sua estreia pelo profissional do rubro-negro. A média de idade dos atletas relacionados é de 19 anos, sendo que o atleta mais experiente é o volante Leo Gomes, de 22 anos.

O time deve ganhar um pouco mais de experiência nas próximas semanas, quando os goleiros Bento e Gabriel; o lateral-direito Khellven, os zagueiros Lucas Halter e Zé Ivaldo; o volante Erick; e os atacantes Breno Lopes, Bissoli e Vitinho, que estão com o time principal na Argentina, retornam ao Brasil e podem ficar à disposição do time de aspirantes.

O Jogo

O Athletico começou a partida jogando num 4-4-22, com Pedrinho e Boselli o ataque. No meio de campo, Denner pela direita E Jáderson pela esquerda, enquanto Léo Gomes (capitão do time) e Christian ficavam mais centralizados.

Após um início de confronto equilibrado, o gol do atacante Pedrinho acabou saindo logo aos 12 minutos, num erro de passe de Samuca quando o time mandante tentava sair jogando desde a defesa. O próprio Pedrinho tentou um primeiro chute, a bola desviou na defesa e ficou com Boselli, que finalizou mais uma vez. Depois de outro desvio na zaga, o camisa 9 do Athletico apareceu em boa posição dentro da área e empurrou para o fundo da rede.

Por conta do forte calor em Francisco Beltrão, a partida foi paralisada aos 25 minutos, para que os jogadores pudessem se hidratar. No retorno, os dois times criaram boas chances de gol, mas o placar permanecer inalterado.

Na volta do intervalo, a primeira substituição no União, com Jaba, 38 anos de idade e ex-Coritiba, deixando o campo para a entrada de Douglas. O time mandante também mudou a postura, adiantando mais a marcação para buscar o empate. E ele saiu num verdadeiro frango do goleiro Anderson, aos 9 minutos: após um chute forte de Léo Bartholo, de fora da área, o arqueiro tentou segurar com as duas mãos, mas acabou espanando a bola e levou um peru.

A segunda mudança no time do União veio aos 13-2º, com Marcelo Régis na vaga de Dalmo. Já no Furacão, a primeira alteração aconteceu aos 17-2º, com Elias Carioca no lugar de Boselli.

A virada veio aos 30 minutos, em mais um lance de oportunismo do camisa 9 Pedrinho, que aproveitou o erro de Léo Bartholo e a sobra de bola dentro da área para colocar o Furacão novamente em vantagem.

Aos 35 minutos, Kleiton substituiu Denner. E em seguida Danilo Boza mandou uma bola na trave do goleiro Marcos Paulo.

Ainda tinha mais emoção. Aos 38 minutos, Douglas fez uma grande jogada individual e teve uma oportunidade incrível para empatar. Ele chegou a ficar cara a cara com o goleiro Anderson, mas não chutou, ficou firulando com a bola e acabou desarmado. E quem não faz, toma.

Aos 41, foi vez de Kleiton mostrar habilidade, deixar um marcador no chão e fechar o resultado: 3 a 1 para o jovem time do Athletico, que nos acréscimo ainda fez sua últlima substituição, com Abner Vinicius deixando o campo para a entrada de Reinaldo.

UNIÃO BELTRÃO 1 x 3 ATHLETICO

União Beltrão: Marcos Paulo; Júlio, Samuel, Casimiro e Cleiton; Rafael Paulista, Léo Bartholo e Sato; Jaba (Douglas), Luan e Marcelo Régis (Dalmo). Técnico: Raphael Bahia
Athletico: Anderson; Léo Simas, Walber, Danilo Boza e Abner Vinícius (Reinaldo); Denner (Kleiton), Léo Gomes, Christian e Jáderson; Boselli (Elias Carioca) e Pedrinho. Técnico: Eduardo Barros
Gols: Pedrinho (12-1º e 30-2º), Léo Bartholo (9-2º) e Kleiton (41-2º)
Cartões amarelos: Luan, Casimiro (U); Léo Simas, Abner Vinícius, Anderson (A)
Árbitro: Felipe Gomes da Silv
Público: 2.801 pagantes (2.918 total)
Renda: R$ 65.940,00
Local: Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, sábado, às 17 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

12 – Gol do Athletico! Pedrinho finta perto da área, a bola desvia na zaga e sobra para Boselli. Mais um chute, mais um rebote na defesa e dessa vez Pedrinho aparece para conferir dentro da área.

22 – Rafael Paulista dá um corte curto em Christian na entrada da área e chuta forte, por cima do gol.

24 – Boselli recebe boa bola dentro da área, mas em vez do chute tenta o drible. Marcação fecha e o atacante acaba travado ao tentar a finalização.

25 – Cleiton recebe de Léo Bartholo na intermediária e arrisca um chute forte, de longe. Ao lado do gol.

32 – Léo Simas desarma o lateral do União, avança até a linha de fundo e cruza. Boselli já preparava o voleio, mas Casão antecipa e afasta o perigo.

39 – Bola erguida para Júlio após a cobrança de falta, e o lateral acerta um perigoso chute da entrada da área. A bola ia em direção ao gol, mas no meio do caminho explode em Marcelo Régis, que estava em posição de impedimento.

41 – Bola brigada no meio de campo, Athletico recupera e Léo Gomes arrisca um chute de muito longe, para muito longe.

43 – Cobrança de falta da entrada da área. Depois da cobrança rasteira, a bola desvia na zaga do Athletico e sobra para Júlio, que manda uma bomba de perto da linha de fundo. A bola vai longe do gol.

Segundo tempo

3 – Luan puxa um bom contra-ataque pelo meio e chuta forte de fora da área. Bola passa perto do gol.

9 – Gol do União! Léo Bartholo recebe na intermediária e arrisca um chute de longe, com força. A bola vai em cima do goleiro Anderson, que tenta segurar com as duas mãos, mas deixa a bola escapar e acaba tomando um frango!

11 – Douglas pela esquerda, finta em cima do marcador, corta pro lado e chuta forte, por cima do gol.

25 - Cobrança de falta perto da lateral, a bola viaja até a área e Danilo Boza sobe mais que todo mundo para cabecear. Por cima do gol.

28 – Cruzamento da esquerda, a zaga do União não afasta e a bola fia com Pedrinho dentro da área. Ele passa por um marcador e chuta forte, obrigando ótima defesa de Marcos Paulo.

30 – Gol do Athletico! Cobrança de escanteio. Dalmo tira a bola da área, Léo Bartholo tenta um passe e acaba mandando de novo para dentro da própria área. Christian desvia e Pedrinho, frente a frente com o goleiro, não desperdiça a sobra.

35 – Outra cobrança de escanteio, Danilo Boza sobe e manda de cabeça, acertando a trave do goleiro Marcos Paulo.

37 – Douglas dispara pela esquerda, entra na área e passa até pelo goleiro Anderson. O atacante, porém, não chuta e acaba desarmado por Léo Simas. Jogador do União cai pedindo pênalti no lance, mas o árbitro manda seguir o jogo, corretamente.

41 – Gol do Athletico! Kleiton recebe na esquerda, deixa o marcador no chão e chuta bem colocado, sem chance para o goleiro Marcos Paulo.



Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES