Gilson Abreu/AN-PR

Em nota encaminhada à imprensa, a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu nesta quinta (18) que não há desabastecimento de oxigênio no Paraná nas unidades hospitalares próprias do Governo. “Pontualmente alguns municípios tiveram dificuldade com a logística de cilindros, não de oxigênio. A Sesa vem mantendo tratativas há várias semanas e de forma permanente com os diversos fornecedores do insumo no Paraná e tem um contrato robusto para a sua manutenção de oxigênio”, diz a nota.

Nesta quinta, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) encaminhou a 53 hospitais uma carga de medicamentos usados para a entubação de pacientes internados em estado grave nas UTIs Covid-19. O secretário-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, sem mencionar o quantitativo afirmou nesta manhã que a carga é formada por cerca de 15 medicamentos entre relaxantes musculares e sedativos, chamados de ‘kit Covid’ e têm como objetivo diminuir a pressão do sistema. “Nossos estoques estão bastante baixos, mas a Sesa não está medindo esforços para tentar garantir esses medicamentos em todas as regionais do Estado”, disse.

Werner Junior informou ainda que diariamente são conferidos os estoques destes medicamentos em todos dos hospitais das 22 regionais para que se faça um remanejamento dos estoques.

Questionado a respeito da carga de cilindros necessários para o envase de oxigênio, o diretor geral afirmou que a carga deve chegar nos próximos dias. Parte dos cilindros virão do norte do País. “Tão logo cheguem serão encaminhados aos locais onde estiverem mais necessários”, disse.