Contas públicas

Governo do PR tem superávit de R$ 626 milhões, mas teme 'quebradeira' em 2021

Garcia Júnior: segundo secretário da Fazenda, uma em cada quatro pequenas e médias empresas pode fechar as portas
Garcia Júnior: segundo secretário da Fazenda, uma em cada quatro pequenas e médias empresas pode fechar as portas (Foto: Dálie Felberg/Alep)

Apesar da queda de arrecadação motivada pela redução da atividade econômica causada pela pandemia do Covid-19, o governo do Estado fechou o segundo quadrimestre de 2020 com um superávit primário de R$ 666,99 milhões, segundo dados divulgados hoje em audiência pública na Assembleia Legislativa pelo secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior. De acordo com o governo, 3,8 milhões de paranaenses receberam o auxílio federal – número maior até do que o de paranaenses com carteira assinada, que somam 3,2 milhões de trabalhadores.

O secretário, porém, destacou que mesmo com o resultado aparentemente favorável, há o temor de piora no cenário em 2021, com o fim do auxílio emergencial do governo federal e a retomada da cobrança das dívidas dos estados com a União no ano que vem. Segundo ele, uma em cada quatro pequenas e médias empresas do País podem fechar as portas. 

Leia mais no blog Política em Debate