Publicidade
Oportunidade

Governo federal deve reabrir concursos públicos para novas vagas em 2019

Após um 2018 sem a previsão de criação de novas vagas dentro da administração federal por meio de concursos públicos, o ano que se inicia nas próximas semanas deve apresentar um cenário diferente. Apesar de o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão ter anunciado em agosto uma proposta de orçamento sem novos concursos para 2019, o projeto de lei orçamentária anual (PLOA) do ano que vem traz a previsão de criação de 2.095 cargos no âmbito federal.

Considerando-se os cargos que já existem e estão vagos e a substituição de funcionários terceirizados, a expectativa é que o governo contrate até 40.632 servidores por concurso público em 2019, praticamente o dobro do registrado neste ano. A maioria dessas vagas (30.056) são para cargos civis (sendo 70% para o Ministério da Educação), 230 para substituição de terceirizados, 2.320 para o efetivo militar e 2.026 para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

Com relação às 2.095 novas vagas a serem criadas, elas seriam destinadas para a composição do quadro de pessoal de novas universidades em Goiás (município de Catalão e Jataí), Piauí (Delta do Parnaíba), Mato Grosso (Rondonópolis) e Pernambuco (Agreste de Pernambuco), além da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o ministério, o novo governo, que assume em janeiro, poderá conceder ainda novas autorizações para a realização de concursos públicos, "desde que asseguradas as condições orçamentárias", uma vez que a realização dos certames nos órgãos do Poder Executivo Federal seguem restritas em decorrência do ajuste fiscal.

DESTAQUES DOS EDITORES