Cido Marques/FCC – Carnaval em fevereiro está cancelado

No primeiro dia útil de 2021, o prefeito Rafael Greca (DEM) fez duas importantes declarações em Curitiba. De manhã ele afirmou ter “esperança” de que Curitiba possa iniciar a vacinação contra o Covid-19 ainda neste mês de janeiro. A declaração foi dada durante cerimônia simbólica que marcou o início do novo mandato de Greca e dos secretários, em frente à sede da Prefeitura, no Centro Cívico. De tarde, novamente reunido com seu secretariado, Greca anunciou o cancelamento do Carnaval em Curitiba.

Sobre a vacina que Curitiba negocia com o Butantan de São Paulo, Greca não determinou uma data, mas sim sobre a possibilidade dela chegar. “Nossa esperança é para que a vacinação possa começar no fim do mês. É nossa vontade e nosso dever fazer o melhor possível por Curitiba e pelos curitibanos”, disse, lembrando que a medida depende ainda dos governos federal e estadual.

Até agora o governo federal não deu prazo para iniciar a vacinação contra o Covid-19 no País. O governo de São Paulo anunciou a intenção de começar a vacinação no Estado no próximo dia 25.

Apesar disso, o prefeito afirmou, no dia da posse — doa 1º de janeiro — , esperar vacinar 200 mil pessoas até a Páscoa, marcada para 4 de abril. “O importante é que nós vamos fazer o primeiro esforço desse começo de gestão para ter uma Curitiba imune já. Imune o mais rápido possível. Valha-nos Deus que possamos estar com perto de 300 mil pessoas imunes perto da Páscoa. 200 mil vacinadas e 100 mil já recuperadas”, previu.

Carnaval
Após a cerimônia simbólica para marcar o início do novo mandato, o prefeito Rafael Greca se reuniu com os secretários municipais no Palácio Solar 29 de Março, no primeiro encontro de trabalho de sua nova gestão. Na ocasião, ele confirmou o cancelamento do Carnaval 2021 em Curitiba, previsto para acontecer entre 13 e 16 de fevereiro e contaria com desfile das escolas de samba e as festas promovidas por blocos carnavalescos.

O plano, segundo o prefeito, é promover apresentações virtuais, via internet. “As aglomerações são fatais. Temos a obrigação de evitá-las para barrar o avanço da Covid-19”, disse Greca.

No ano passado, o início das restrições com a pandemia do novo coronavírus também cancelou as atividades progrramadas para a comemoração do aniversário de 327 anos de Curitiba. As restrições por conta da pandemia foram implantadas no dia 17 de março de 2020.

Outra preocupação do prefeito é com o início do ano letivo, marcado para depois do Carnaval. De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o plano é manter as salas de aula com metade da ocupação. Os alunos irão se revezar entre uma semana e outra, ou seja, quando parte da turma estiver na escola, a outra metade estará acompanhando a classe de casa, por meio das videoaulas.

Saúde recomenda isolamento voluntário para quem viajou no fim de ano

A grande movimentação das pessoas para as festividades do fim do ano deixou os serviços de saúde em alerta. Para controlar a transmissão do novo coronavírus a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que quem está voltando de viagem faça isolamento domiciliar voluntário por pelo menos sete dias.

A orientação vale para qualquer destino, nacional ou internacional, seja a viagem de carro, ônibus ou de avião.

Aqueles que vão retornar ao trabalho os cuidados devem ser redobrados, com o uso constante de máscara, deixar ambientes arejados, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento no ambiente de trabalho.

Outra recomendação é manter o afastamento de familiares que fazem parte do grupo de risco para complicações da covid-19, doentes crônicos e pessoas com mais idade.

“Se você foi viajar ou participou de confraternizações com pessoas de fora do seu núcleo familiar, espere o período de isolamento para visitar os avós, pai e mãe, amigos. Aguarde um pouco e fique atento aos sintomas”, orienta a secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Durante os dias de isolamento a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, dor de cabeça, sinusite, dor de garganta e febre. Caso apresente qualquer um desses sintomas, ligue para a Central de Teleatendimento (3350-9000) para receber as orientações. A Central da Prefeitura de Curitiba funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h.

O isolamento mínimo também deve ser seguido por aqueles que já testaram positivo para o coronavírus anteriormente.

Curitiba confirma mais 23 mortes pela Covid; Paraná está perto dos 8 mil óbitos

Curitiba registrou, no domingo e ontem, 726 novos casos de Covid-19 e 23 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Onze desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas.

As vítimas são 13 homens e 10 mulheres, com idades entre 46 e 94 anos. Até agora são 2.272 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 112.419 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 104.186 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 5.961 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Paraná — A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem 1.717 novos casos confirmados e 32 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 419.839 casos confirmados e 7.997 mortos em decorrência da doença.

Brasil — O Brasil registoru entre o domingo e ontem, 543 mortes em decorrência da Covid-19, elevando o total de óbitos a 196.561. No mesmo intervalo, foram notificados 20.006 novos casos da doença, elevando o total de infectados no País para 7.753.752 infecções, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
O País é o terceiro com mais casos de Covid-19 (atrás dos EUA e da Índia), mas é o segundo em mortes. Os EUA lideram.

Covid

Drive thru coleta exames
A Secretaria de Estado da Saúde instalou mais um ponto de coleta para exame da Covid-19 em Curitiba em sistema drive thru. Unidade fica na sede da Central de Apoio da Secretaria da Saúde, no Jardim Botânico. O trabalho neste posto teve início em 21 de dezembro e o funcionamento é de segunda a sábado, entre 8h e 14h. Até ontem foram realizadas aproximadamente 100 coletas de amostras para exames de diagnóstico do novo coronavírus.
Oito pessoas trabalham no local, sendo uma enfermeira responsável e sete bolsistas, que são estudantes de enfermagem e farmácia. Embora a equipe tenha começado a coletar amostras no dia 21, as atividades do grupo iniciaram há mais tempo com a realização de treinamentos para o uso do sistema, para a coleta do swab (tipo de cotonetes flexíveis) pelas vias respiratórios, manuseio dos produtos e amostras e também da paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual.