Franklin de Freitas – Greca e Goura: prefeito e deputado praticamente empatados

Com as restrições sanitárias da pandemia do Covid-19, a campanha eleitoral deste ano está mais do que nunca concentrada nas redes sociais, aplicativos de mensagem e outras plataformas da internet. Dentro desse cenário, em Curitiba, o prefeito Rafael Greca (DEM) — que disputa a reeleição — e o deputado estadual Goura (PDT) saem na frente. Segundo levantamento da consultoria Quaest, divulgado ontem pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, Greca e Goura lideram o Índice de Popularidade Digital (IDP) entre os concorrentes à prefeitura da Capital paranaense. O IPD avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
Segundo o levantamento, Greca é o primeiro, mas por pouco; está praticamente empatado com Goura. Enquanto o índice obtido pelo prefeito é de 64,4 pontos, o do deputado do PDT é de 63. Rivalizando o terceiro lugar no índice estão Marisa Lobo (Avante), com 53,8 e Delegado Francischini (PSL), com 50,8.
O resultado chama a atenção, já que o Greca e Goura têm perfis completamente distintos. Enquanto o prefeito tem uma longa carreira política e disputa a eleição no cargo, o que lhe garante visibilidade automática, Goura é uma das “caras novas” desta eleição. O prefeito está no segundo mandato no Executivo municipal e já foi vereador, deputado estadual, federal, ministro e secretário de Estado. Goura foi eleito pela primeira vez vereador em 2016, e conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018; está, portanto, apenas em sua terceira disputa, sendo a primeira para um cargo majoritário. Além disso, o deputado só foi confirmado candidato do PDT à prefeitura após a desistência do ex-prefeito Gustavo Fruet.
Greca reuniu uma coligação de dez partidos tendo apoio, entre outros, do PSD do governador Ratinho Júnior. Goura disputa a eleição com chapa pura, sem o apoio de outras legendas.
Critérios — São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).