Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca (DEM) pediu licença sem vencimentos de 11 dias para descansar. Sem destino anunciado, Greca deve realizar uma viagem ao exterior. O vice-prefeito Eduardo Pimentel assume interinamente, a partir de hoje, a prefeitura. Ele ficará à frente do executivo municipal até o dia 28 de abril. Greca comunicou o afastamento, por razões de caráter particular, à Câmara Municipal de Curitiba. “Tenho certeza que nossa cidade estará em boas mãos. O Eduardo é um excelente gestor público e tem a confiança minha e de Margarita para dar andamento nos projetos da nossa administração”, afirmou Greca.

Bens bloqueados
O deputado federal Felipe Francischini (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, teve os bens indisponibilizados por decisão do juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Ele foi denunciado pela ONG Vigilantes da Gestão Pública por uso irregular da verba de ressarcimento, quando era deputado estadual.A liminar, assinada pela juíza de direito substituta Bruna Greggio, considerou que “há indício de dano ao erário a ser ressarcido” e indisponibiliza bens até o valor de R$ 103.240,44. De acordo com a ação civil pública proposta pela ONG, Francischini utilizou-se de verbas oficiais para reembolso de despesas de alimentação realizadas em Curitiba, embora o ressarcimento só pudesse ser feito na hipótese de viagem a outros municípios que não sede da capital. Em nota, Francischini diz que houve entendimento equivocado. “O Poder Judiciário foi induzido a erro pelo autor da ação, pois não lhe deu conhecimento do último ato da Alep que autoriza expressamente o ressarcimento da verba destinada à alimentação”, diz em nota.

Abotoaduras
A defesa do ex-governador Beto Richa (PSDB) pediu ao juíz Fernando Bardelli Silva Fischer, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, que objetos pessoais apreendidos na Operação Quadro Negro  sejam devolvidos. De acordo com a defesa, canetas, relógios, abotoaduras e óculos de sol apreendidos têm “valor irrisório” e são de uso pessoal de Richa. Os objetos foram apreendidos quando Beto Richa foi preso pelo Gaeco, no dia 19 de março, por fatos investigados relacionada a desvios aproximadamente R$ 20 milhões de obras em escolas estaduais. O tucano foi solto no dia 4 de abril após uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná. Na semana passada, o Ministério Público do Paraná pediu ao juiz autorização para vender pequenos objetos de “grande valor monetário” apreendidos nas residências do ex-governador. Fernando Fischer ainda não decidiu se aceita o pedido do Gaeco.

Esquecida homenagem
Um dia após polêmica decisão do ministro Alexandre de Morais, do STF, que censurou os sites ‘O Antagonista’ e ‘Crusoé’, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deveria analisar ontem projeto que concede título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, protagonista das matérias retiradas do ar. Não deu tempo de votar a homenagem. A justificativa para não votar outras matérias, segundo o presidente da CCJ, Fernando Francischini, “o adiantado da hora”. As reportagens censuradas, que certamente tiveram peso no adiamento da análise da homenagem, reproduziam trecho de delação do empresário Marcelo Odebrecht que mencionava Toffoli como sendo o “amigo do amigo do meu pai” durante tratativas da construtora no governo Lula sobre licitação de obras hidrelétricas. A menção ao apelido, contudo, não implica qualquer crime a Toffoli. A homenagem a Toffoli foi proposta pelos deputados Ademar Traiano, Luiz Cláudio Romanelli e Plauto Miró Guimarães.

Novo PSDB
Presidente interino do PSDB do Paraná, o deputado Ademar Traiano disse à rádio CBN ser favorável à mudança de nome da legenda que está sob consulta dos filiados. O anúncio da pesquisa foi feito no domingo pelo governador de São Paulo João Dória. O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, disse que a ideia é “fazer uma profunda mudança no estatuto e aprovar o 1.° código de ética do PSDB”. A “limpeza ética”, que inclui mudança no nome, e talvez até uma fusão com outros partidos como o DEM, pode expulsar o ex-governador do Paraná, Beto Richa, que já foi preso três vezes sob acusação de desvio de recursos destinados a construção de escolas. Outros da lista do “velho PSDB” são o deputado Aécio Neves e o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo.

Lista de filiados
O prazo para que os partidos enviem, pela Internet, à Justiça Eleitoral, as relações atualizadas de seus filiados termina nesta sexta-feira (19). Segundo o TSE, as listas precisam conter a data de filiação e os números dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos. A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), a filiação constante da última relação remetida permanecerá inalterada.