JEREMIAS WERNEK

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – O Grêmio tem interesse na contratação de Marinho, atualmente no Changchun Yatai, da China.

O meia-atacante já havia sido tentado pelo clube gaúcho no fim de 2016, mas à época acabou indo para o futebol chinês. Agora, a ideia é buscar o jogador para reforçar o ataque no resto de 2018.

A negociação deve ser para transferência em definitivo.

Aos 28 anos, Marinho tem contrato com o clube chinês até 2020. A equipe asiática antes não cogitava a liberação, mas agora já se mostra favorável à negociação.

Marinho se encaixa no perfil que o Grêmio quer desde o início da atual temporada. Foi com essa ideia que o clube contratou o meia-atacante Maicosuel, devolvido ao São Paulo depois de 12 jogos —o clube tinha possibilidade de prorrogar empréstimo até dezembro.

A eventual contratação de Marinho não é tratada como prevenção para saída de titulares. Ou seja, Renato Gaúcho quer ter mais opções ofensivas além de Luan, Everton e Alisson. No grupo atual, o Grêmio ainda conta com os jovens Pepê, Vico e Lucas Poletto.

Formado nas categorias de base do Fluminense, Marinho passou por Internacional, Náutico, Ceará e Cruzeiro antes de ser destaque do Vitória no Campeonato Brasileiro de 2016. Naquele ano, o meia-atacante ajudou a salvar o time baiano do rebaixamento.

A grande temporada de Marinho no Vitória fez o Grêmio se mobilizar. À época, o clube tentou acerto e foi superado pelos milhões chineses. Ao longo de 2017, o nome dele voltou a ser sondado. Sempre com resistência do Changchun Yatai.

O Grêmio volta aos treinos na próxima segunda-feira (25), em Porto Alegre. No dia 8 de julho, o time de Renato Gaúcho disputa amistoso contra o Corinthians, em Cuiabá. A primeira partida oficial depois da Copa do Mundo será diante do Atlético-MG, na Arena, em 18 de julho.