O personagem do filme Meu Malvado Favorito, o Gru, está no centro de uma campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto aos Minions. O vídeo, com linguagem divertida, dá algumas dicas para enfrentar a pandemia.

Além do distanciamento, Gru ressalta que é preciso manter-se ativo mesmo em casa e que dançar ou testar novas receitas pode ser uma forma de aproveitar melhor o tempo. A campanha também lembra que é preciso ser gentil com os vizinhos, afinal é um momento difícil para todos. Criado em parceria com o estúdio de cinema Illumination, o vídeo, que incentiva práticas seguras e saudáveis, pode ser visualizado abaixo e compartilhado com as crianças e fãs do desenho.

Confira o Link : https://youtu.be/NK1qYiJNPyA



Lixo orgânico vira adubo para hortaliças e frutas em Penitenciária

O lixo orgânico da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), no Paraná, tem tido um novo destino. Em um espaço de 1,2 mil metros quadrados, a unidade está investindo em uma horta e um pomar sustentáveis.

O projeto conta com a parceria da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) e do Conselho da Comunidade do município e prevê o reaproveitamento e a destinação correta de resíduos.

Por conta deste curso de extensão que está em encaminhamento, a Penitenciária já ganhou investimentos. Alunos da Empresa Júnior da Universidade estão investindo em um projeto de irrigação.

“A PIC também já ganhou maquinários, materiais, como enxada, insumos e outros itens importantes para que a agrofloresta se concretize”, disse o diretor da unidade, Henrique Dondoni.


Mapeamento de borboletas na Mata Atlântica indica áreas prioritárias para conservação

Ao mapear a distribuição de espécies de borboletas na Mata Atlântica, pesquisadores constataram que as regiões do bioma com maior diversidade são a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira, a Mata de Araucárias e algumas áreas específicas situadas no Espírito Santo, em Minas Gerais, na Bahia e em Pernambuco. De acordo com o estudo, portanto, esses seriam locais prioritários para políticas de conservação.

A pesquisa também mapeou as regiões com menor número de espécies, com destaque para a bacia do Rio São Francisco. Para esses casos, foram propostas pelos cientistas medidas voltadas à restauração de serviços ecossistêmicos, ou seja, à recuperação de ao menos parte dos benefícios propiciados pelo ecossistema, como ciclagem de nutrientes, regulação do clima e da qualidade do ar, controle da erosão do solo e polinização, entre outros.

Os resultados completos do trabalho, que contou com apoio da FAPESP, foram divulgados na revista Diversity and Distributions.


PCH Bela Vista está com 50% das obras concluídas

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Estado, começa a tomar um contorno mais claro. As obras alcançaram cerca de 50% no começo de junho e a próxima fase é a construção da barragem na margem direita do Rio Chopim, enquanto a casa de força principal evolui rapidamente.

Para aproveitar o fluxo das águas pela alça do rio que ficará com um trecho de oito quilômetros com vazão reduzida, está sendo instalada uma casa de força complementar para manter o fluxo normal e ininterrupto das águas.

A PCH Bela Vista é um investimento da Copel e terá capacidade para produzir 29 megawatts (MW) a partir de uma queda estratégica de cerca de 15,5 metros – o limite de uma PCH é 30 MW. A obra orçada em cerca de R$ 217 milhões vai beneficiar cerca de 100 mil consumidores com energia elétrica. Só no canteiro há atualmente 380 funcionários diretos, mas o total de pessoas envolvidas no projeto ultrapassa 450.

A energia produzida por Bela Vista será encaminhada para o sistema através de uma linha de distribuição de alta-tensão de 138 mil Volts (kV) até a subestação da Copel em Dois Vizinhos, também no Sudoeste. A extensão da nova conexão é de 18 quilômetros. A autorização federal para construir e operar a PCH pertence à sociedade de propósito específico (SPE) Bela Vista Geração de Energia S.A. – subsidiária integral da Copel Geração e Transmissão.