Rachel Ribas – O colégio Opet

O tradicional colégio Opet, de Curitiba, passará a ser controlado pela União Brasileira de Educação Católica (Ubec), de Brasília. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (22) pela presidente do Grupo Educacional Opet, Adriana Karam, em uma live no Youtube. A mudança começa já nesta quarta-feira.

Passarão ao grupo o controle do ensino infantil, fundamental e médio na sede do Bom Retiro. O nome mudará para Colégio Católica de Curitiba antes mesmo do fim do ano letivo. Nos comentários da live, a grande maioria dos pais de alunos se disse surpresa com a mudança. 

“O grupo Ubec vai assumir a sede do Centro Cívico. Escolhemos o grupo Ubec porque eles têm uma visão humana”, disse Adriana, na live. Segundo ela, o grupo Opet vai se dedicar à Escola Técnica, ao ensino superior e à editora Opet, que produz material didático.

“Gostaria que os pais confiassem no novo parceiro. É um grupo que tem 50 anos de experiência”, disse o padre Romualdo Degasperi, diretor da Ubec. “Temos ideiais, valores. É uma associação que congrega várias vertentes”.

“Assumimos o compromisso. Afirmo que o DNA do grupo Ubec, nos valores cristãos, esteja presente na hora de ensinar”, disse o diretor geral do grupo Ubec, Artur Napo Libera. “Peço que os pais continuem confiando”.

Questionada sobre se a escola Opet foi vendida, Adriana Karam foi evasiva. “A escola deixa de estar nas nossas mãos e passa para o grupo Ubec. Não é uma transação comercial, não é a essência desse nosso movimento”, disse ela.

Questionada sobre o porquê da transição ainda durante o ano letivo, Adriana afirmou que a escola não está mudando no meio do ano. “Continuamos com nossa equipe de sala de aula, projeto pedagógico. O planeamento do começo do ano continua acontecendo. Nossa equipe continua aqui. Fazemos uma transição de direção, o restante da equipe permanece”, disse Adriana. “Precisávamos fazer essa mudança nesse momento para que o processo de construção do planejamento do ano que vem seja feito com a equipe vai fazer ano que vem”.

O diretor do Ubec falou sobre um possível aumento nas mensalidades. “Não temos objetivo de mexer em preços. Mas, sim, as condições normais de reajuste que ocorre pela média do mercado. A unidade ganha, dentro da nossa concepção”, disse o diretor geral do grupo Ubec, Artur Napo Libera.

O Grupo Educacional Opet foi fundado em janeiro de 1973. Em 1998, assumiu o controle do colégio Lins de Vasconcelos, que funcionava no Bom Retiro desde o ano de 1970. O antigo dono do colégio Opet, professor José Antonio Karam, morreu em 27 de fevereiro do ano passado.