Reprodução/Twitter – Grupo de torcedores divulga carta

O Grupo Athletico LGBTQ, que tem cerca de 2.500 seguidores no Twitter, divulgou uma carta nessa segunda-feira (dia 18) criticando o silêncio do clube pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, no último domingo (dia 17).

Coritiba e Paraná Clube divulgaram mensagens de apoio referentes à data — clique para ver no Twitter do Coxa e no Twitter do Paraná.

O grupo de torcedores atleticanos, que representa lésbicas, gay, bissexuais, travestis e transexuais, afirmou na carta que ‘a verdade é que o silêncio fala mais do que vagas palavras’. “A ausência de uma postagem, demonstrando apoio a uma causa, ainda que ficto, evidencia que o clube não está preocupado comparte de sua torcida que, no final das contas, é tão torcedor e consumidor do clube como qualquer outro. Fica evidente que o clube é omisso na segurança de alguns dos seus torcedores, que não se sente segura em sua própria casa. São torcedores diversas vezes que deixam de consumir a marca, por insegurança e medo. Quem perde é o clube”, diz o texto.

“Para ser grande é preciso ter coragem, coragem de ser inovador, de pensar a frente de seutempo, coragem de não se calar diante de pensamentos retrógrados. Acreditamos que um clubeque prega inovação, rebeldia, ambição e entusiasmo, não pode se prender a convicções pessoais. Pessoas são passageiras, o Clube permanecerá. As pessoas que lá estão, devem trabalhar em prol de tornar o Athletico cada dia maior e isso só será possível com a inclusão de todos neste processo, é através da diversidade e, principalmente, da inclusão que haverá o aumento da participação no dia a dia do Athletico Paranaense”, explica a carta do grupo.

Os torcedores LGBTQ também fazem um agradecimento. “Acreditamos sim que as coisas podem mudar, podem melhorar, e, no final, nos apegamos ao que temos, ao apoio incondicional que diariamente recebemos, a cada uma das pessoas que sempre estão ali nos apoiando, nos dando suporte, acompanhando cada ação que fazemos para mostrar que nosso trabalho é importante. À essas pessoas, nosso agradecimento de todo coração, são vocês que nos movem a ir mais longe e é graças a vocês que somos hoje um dos maiores coletivos de
torcedores LGBT’s do Brasil”, afirma.

Clique aqui para ver o texto na íntegra.