Publicidade
Sábado

Grupos de Curitiba celebram o Dia do Capoeirista na Praça Tiradentes

(Foto: Cido Marques/FCC)

A Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial vai promover uma roda de capoeira, neste sábado (4/9), na Praça Tiradentes, às 14h. O evento é aberto ao público e em comemoração ao Dia do Capoeirista, celebrado nesta sexta-feira (3/8).

Diversos grupos de capoeira de Curitiba vão participar da atividade. Segundo Adegmar José Silva (Candieiro), são esperadas mais de 200 pessoas. “O encontro no marco zero de Curitiba é muito representativo já que a capoeira é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e a praça um local importante da história da presença negra em Curitiba”, disse.

Candieiro conta que a data se popularizou porque a prática de capoeira já foi criminalizada no Brasil. “Os batuques proibidos por lei em 1829 voltaram ao centro da capital para celebrar a herança cultural africana e acolher todos os povos da nossa cidade”, afirmou.

 

Programação

Rodas de capoeira estão sendo feitas quinzenalmente, aos sábados, na Praça Tiradentes. Outros espaços também são utilizados pelos grupos de capoeira, como a Praça João Cândido, o Largo da Ordem, a Rua XV de Novembro e o Museu Oscar Niemeyer.

Em Curitiba, a Semana Municipal da Capoeira, instituída pela Lei 14.592/15, é celebrada na semana do dia 20 de setembro. Em novembro, mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Curitiba, irá realizar o Festival de Capoeira.

Mais informações pelo email da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: igualdaderacial@pmc.curitiba.pr.gov.br

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES