Guarani quer voltar ao G4 da Série B do Brasileiro e Avaí pode virar vice-líder

Cinco jogos darão sequência, neste sábado, à 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e a disputa pelas primeiras colocações promete pegar fogo. O Guarani tenta voltar ao G4 - zona de acesso -, enquanto o Avaí pode assumir a vice-liderança.

Em Campinas (SP), às 11 horas, o Guarani receberá o Vila Nova em busca da recuperação. Sem vencer há duas partidas, o time paulista foi atropelado pelo Vasco por 4 a 1 e deixou o G4, parando nos 23 pontos. A situação do Vila Nova é pior. Há quatro rodadas sem vencer após empatar sem gols com o Cruzeiro, o clube goiano, dono do pior ataque com sete gols marcados, acumula 15 pontos, três a mais do que a zona de rebaixamento.

Em Salvador, às 16h30, o Vitória tentará esquecer o atropelo sofrido pelo Grêmio (3 a 0) na Copa do Brasil para retomar o foco na luta contra a degola, enquanto o Avaí quer manter a boa fase para se firmar na zona de acesso. Derrotado pelo CSA por 2 a 1, o clube baiano tem os mesmos 12 pontos da zona de descenso. Já o Avaí completou o nono jogo seguido sem perder - seis vitórias e três empates - e garantiu seu posto no G4 com 25 pontos após bater o Remo por 1 a 0.

Em Pelotas (RS), às 19 horas, Brasil-RS e Sampaio Corrêa farão duelo de opostos. Sem técnico após a demissão de Cláudio Tencati, os gaúchos lutam contra o descenso. Com 12 pontos, o Brasil-RS não vence há duas rodadas depois do 1 a 1 com o Avaí. A seca de vitórias do Sampaio Corrêa é um pouco maior, de cinco partidas depois dos 3 a 2 para o CRB, mas ainda assim os maranhenses seguem de olho no G4, com 20 pontos.

Essa é a mesma pontuação do Brusque, que receberá o Confiança no estádio Augusto Bauer às 21 horas. Os catarinenses seguraram o líder Náutico (1 a 1) e completaram três duelos sem derrotas. O Confiança, por outro lado, não vence há oito rodadas - três empates e cinco derrotas. Ao perder para o Botafogo por 1 a 0, o clube sergipano ficou na lanterna com apenas dez pontos.

O sábado ainda terá o primeiro clássico carioca da história. Às 21 horas, o Botafogo receberá o Vasco no estádio Nilton Santos no clássico carioca da Série B. Vindo de duas vitórias seguidas, depois de ter passado pelo CSA (2 a 0), o Botafogo chegou aos 19 pontos e voltou a sonhar com o G4. Um pouco mais acima está o Vasco com 22 pontos. O time do técnico Lisca não perde há seis rodadas, apesar da derrota para o São Paulo, por 2 a 0, quarta-feira, pelas oitavas da Copa do Brasil.

A rodada será encerrada no domingo, às 18h15, com mais duas partidas. Em Maceió, o CRB defenderá sua posição no G4 contra a Ponte Preta. Invicto há três rodadas, o clube alagoano acumula 24 pontos. A Ponte Preta, por outro lado, até venceu o Goiás (2 a 1), mas ainda tenta sair da degola. Os paulistas têm 12 pontos.

Por fim, Remo e CSA tentarão não ficar desesperados em Belém. Derrotado nas últimas duas rodadas, o Remo parou nos 16 pontos, dois a menos do que o CSA.