Chegou ao fim, nesta segunda-feira, a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Com a classificação do Guarany-CE, que eliminou o Galvez-AC ao vencer por 2 a 0, apenas 16 times seguem vivos e iniciarão as oitavas de final.

Em casa, o Guarany superou o Galvez e confirmou sua vaga, porque na ida tinha empatado sem gols. Agora vai enfrentar o Campinense-PB. A CBF deve confirmar os jogos de ida para o próximo fim de semana.

Nas oitavas segue a forma de mata-mata, com os times de melhor campanha tendo a vantagem de disputar o segundo jogo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado a partir das quartas de final, fase que define os quatro times que disputarão a Série C em 2022.

Entre os destaques está a Ferroviária, que eliminou o Brasiliense e é o time com a melhor campanha geral. Além disso, é o único paulista que segue na disputa, já que Portuguesa e Santo André foram eliminados nesta segunda fase, e São Bento e Inter de Limeira caíram na fase de grupos.

O Joinville-SC também chega com campanha sólida e é o único que ainda não perdeu, apesar do número elevado de empates. O ABC-RN chega com o melhor ataque são 34 gols marcados. Já a melhor defesa fica por conta da Ferroviária, que sofreu apenas cinco.

Apenas dois clubes avançaram com duas vitórias na segunda fase: Moto Club-MA, que eliminou o Castanhal-PA, time até então com a melhor campanha geral e invicto, e o Paragominas-PA, que tirou o São Raimundo-RR.

O Guarany-CE é o único participante desta edição que já ergueu a taça, em 2010, e está em busca do bicampeonato, algo inédito na Série D.

Confira os confrontos das oitavas de final:

Ferroviária-SP x Esportivo-RS

União-MT x Caxias-RS

Aparecidense-GO x Cianorte-PR

Joinville-SC x Uberlândia-MG

ABC-RN x 4 de Julho-PI

Paragominas-PA x Atlético-CE

Moto Club-MA x América-RN

Guarany-CE x Campinense-PB

*os times à esquerda farão o segundo jogo em casa