Daniel Castellano / SMCS

Quatro cães que atuavam no Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Curitiba serão doados pela Prefeitura. O edital publicado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, no dia 13 de maio, explica as normas para as pessoas participarem da doação. As inscrições dos interessados começaram nesta segunda-feira (20/5) e seguem até quarta-feira (22/5).

O candidato precisa ir até o canil da Guarda Municipal, onde funciona o GOC, e preencher um formulário. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 17h30. O canil fica na Rua Professor Arthur Virmond de Lacerda, s/n, dentro do Parque dos Tropeiros, no bairro São Miguel.

Dos quatro cães, um está se aposentando por tempo de serviço e os outros três não se adaptaram ao trabalho feito pelo GOC. Os cães são o Colt, com 8 anos de idade, um pastor belga malinois; a Sheeva, de 2,5 anos, uma fêmea pastora belga malinois; o Happy, 3 anos, um golden retriever; e o Fred, 6 anos, um rottweiler.

Todos os cães são castrados e têm carteiras de vacinação em dia. “Os cães são de patrimônio da Prefeitura. Esta é a primeira vez que será feita uma doação por meio de edital”, explicou o supervisor Carlos Oliveira, chefe do canil do GOC da Guarda Municipal.

O resultado final da doação dos cães será publicado entre os dias 10 e 12 de julho de 2019 no Diário Oficial do Município de Curitiba, com acesso pelo portal http://legisladocexterno.curitiba.pr.gov.br/DiarioConsultaExterna_Pesquisa.aspx.

Uma comissão avaliadora vai definir o candidato que poderá adotar o cão. Os interessados terão que ir até o canil da Guarda Municipal e conhecer de perto os cachorros.

Cães para adoção

Os quatro cães têm características diferentes, mas coisas em comum também. São bons de faro, companheiros e obedientes. O adestrador Darlon Cassiano Cordeiro trabalhou com os quatro cães que serão doados. “Nós vamos sentir falta deles. É como você perder um membro da família”, disse Cordeiro.

Ele explicou um pouco a característica de cada cão que será doado. Conheça um pouco mais

Sheeva

Nascimento – 11/7/2016

Fêmea, pastor belga malinois. Cor: fulvo encarvoado

Cachorra dócil, obediente e gosta bastante de brincadeiras. Tem muita energia e precisa fazer exercícios, jogar bastante bolinha para cansar.

Happy

Nascimento – 23/10/2015

Macho, golden retriever. Cor: caramelo

Cão dócil, bom para companhia, mas hiperativo. A pessoa precisa ter tempo disponível para brincar e gastar a energia do cão. Precisa ter espaço para correr.

Fred

Nascimento – 23/8/2012

Macho, rottweiler. Cor: preto

O interessado vai precisar fazer uma ambientação com ele, que foi treinado para proteção e trabalhou em revistas em presídios e delegacias. Também foi usado em dias de partidas de futebol, em praças e terminais da cidade, e em distúrbios civis.

Colt

Nascimento – 1/12/2010

Macho, pastor belga malinois. Cor: fulvo encarvoado

Cão de patrulha, guarda e proteção. Localizava entorpecentes. Cão dócil, companheiro e com bastante energia para brincar e correr.