Publicidade
Vigilância do alto

Guarda Municipal de Curitiba testa drones para patrulhamento nos bairros

Drones foram incorporados aos equipamentos da Guarda Municipal
Drones foram incorporados aos equipamentos da Guarda Municipal (Foto: Franklin de Freitas)

A Guarda Municipal fez, nesta quinta-feira (4), o primeiro treinamento com a utilização de drones para auxílio no patrulhamento dos bairros. Os equipamentos dão suporte à estrutura disponível nos dez núcleos regionais da cidade, o que inclui a presença dos guardas municipais nos espaços públicos, com viaturas, motos e módulo móvel.
O teste foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca na Praça da Maternidade do Bairro Novo, nas proximidades da estação-tubo Centro Médico. “É a prática do policiamento de proximidade que foi a primeira demanda do Fala Curitiba do ano que passou aqui na região do Sítio Cercado”, disse o prefeito.

Os equipamentos, adquiridos no último mês, vão ampliar os olhos da Defesa Social em operações de segurança, em locais com grande concentração de pessoas e em ações de Defesa Civil.

A Guarda Municipal promoverá teste similar na Regional Tatuquara. “O objetivo é a Guarda ver tudo e promover a segurança e a defesa social da população. A ideia também é fazer com que a polícia e a guarda estejam onde o povo está”, enfatizou Greca.

O prefeito aproveitou para reforçar a participação do cidadão, que pode entrar em contato com o poder público quando tiver informações que possam auxiliar na prisão de um suspeito de crime, quando presenciar um ato de vandalismo (telefones de emergência 153, da Guarda Municipal, e 190, da Polícia Militar) ou quiser ajudar nas ações de resgate social (156).

Equipamentos
Os drones que estão sendo testados fazem parte de um pacote de equipamentos entregues na semana passada, durante as comemorações do aniversário de Curitiba. Além dos drones foram entregues armamentos, módulos móveis para os bairros e munição para armamentos não letais de uso da Guarda.


Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES