Vinte e sete locais de Curitiba tiveram ações de abordagem da Guarda Municipal na manhã desta sexta-feira (09). É a primeira Operação Simultânea nos Bairros de 2015, que reforça o papel da Guarda Cidadã da corporação. Nesta noite, outros 27 pontos da cidade serão vistoriados.

Os pontos são escolhidos após análise de informações e reclamações repassadas pela população através dos telefones 156, de atendimento ao cidadão, e 153, da Guarda Municipal, além de informações da própria Secretaria Municipal de Defesa Social. No total, 108 guardas municipais estão envolvidos na operação.

A ação de vistorias acontece de forma casada entre a Guarda Municipal, incluindo o Grupo de Operação com cães farejadores; equipes de Resgate Social e da Secretaria Municipal de Saúde, para possíveis encaminhamentos específicos.

O objetivo da operação é tornar as praças e outros espaços de Curitiba mais seguros para que as famílias possam desfrutar destes locais públicos, explicou o inspetor Sicarlos Pereira Sampaio, da Regional da Matriz.

Durante a manhã, equipes do núcleo da Regional da Matriz vistoriaram a Rua Visconde de Nácar (em frente à Rua 24 horas), o Mercado Municipal e imediações (incluindo o Viaduto do Capanema) e a Praça João Candido/Travessa Nestor de Castro. Na Regional do Bairro Novo, a operação abordou três praças: Vila Vitória, José Luiz Franceschi e Hospital Evangélico, na Rua Tijucas do Sul com Rua Jussara.

Na Regional do Boqueirão, os locais vistoriados pela Guarda foram as praças Jardim Eucaliptos, Cabo Nácar e Maestro Fernando Alves. Na Regional do Cajuru: praças Abilio de Abreu e Maestro Bento Mossorunga e o Jardinete Shopping Jardim das Américas. Na Regional do Pinheirinho, a ação abordou as praças Soldado Wagner Alves Sampaio e Aníbal Khury e o bosque Rua Ernesto Germano F. Hannemann.

Os parques Guairacá e Cambuí e o Bosque Fazendinha foram vistoriados na Regional do Portão. Em Santa Felicidade, a operação passou pelas praças Loris Scorsin, Marco Aurélio Malucelli e Antonio Bertolli. Na Regional da Boa Vista, a ação aconteceu nas praças Julius Forrer e Max Sesselmeir-Vilinha e também no bosque Irmã Clementina.

Na Regional da CIC, a Operação da Guarda Municipal fez abordagens nas praças e São Rafael e no bosque Itatiaia. Outros 27 locais, das nove regionais da cidade, serão vistoriados durante o período noturno nesta sexta-feira.

Guarda Cidadã – As operações simultâneas nas praças são realizadas periodicamente pela Guarda Municipal de Curitiba desde o ano passado. Continuaremos realizando estas ações, sempre em caráter de surpresa, sem data ou local previamente divulgados, informou o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho.

A ação simultânea nas praças de Curitiba faz parte de um projeto maior, que deve reforçar o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população. Ao longo de 2014, foram realizadas 18 Operações Simultâneas nos Bairros, com o objetivo de ajudar a devolver a tranquilidade e a segurança aos locais públicos da cidade.