Hully Paiva/SMCS

Cerca de 1,2 mil guardas municipais, em suas respectivas escalas, estão designados para garantir tranquilidade e segurança aos curitibanos durante as compras e a programação natalina da cidade – esta, toda adaptada em respeito aos protocolos sanitários. A Operação Natal, já em curso, se estende até o dia 6 de janeiro.

A tradicional operação deflagrada pelos guardas recebe, neste ano, uma prioridade: a de contribuir nas orientações de medidas sanitárias que previnem a disseminação da covid-19.

“Queremos que as famílias curitibanas possam desfrutar de um Natal fraterno e tranquilo, com muita saúde. E, para isso, as medidas essenciais de utilização de máscaras de proteção ao sair de casa e manter distância das demais pessoas em filas e nas lojas são fundamentais”, destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Para isso, todo o efetivo da Guarda Municipal está designado a fazer as orientações necessárias, simultaneamente ao trabalho de patrulhamento preventivo para inibir a ocorrência de crimes.

“O atendimento dos guardas na Operação Natal está voltado a garantir a manutenção da ordem e segurança da população e dos participantes das atrações natalinas, bem como na guarda e segurança dos equipamentos instalados, da montagem até a sua retirada”, acrescenta o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior. As experiências de Natal também contam com efetivo da Superintendência de Trânsito (Setran).

Além dos eixos comerciais dos bairros, a Operação Natal está presente no Jardim Botânico, Passeio Público, parques Náutico, Tanguá e Barigui e nas feiras de Natal das praças Osório e Santos Andrade.

“E, neste ano tão atípico, nossas ações de fiscalização a diversos tipos de estabelecimento, de forma conjunta com equipes da Secretaria do Urbanismo e da Vigilância Sanitária, também integram nossos esforços durante a Operação Natal”, pontua o inspetor Celso.

Em caso de emergência, o cidadão pode recorrer ao guarda municipal mais próximo ou ligar para o telefone de emergência da corporação – 153. Pelo Centro de Operações da Guarda Municipal será acionada uma equipe para fazer o atendimento.

Dicas de segurança da Defesa Social:
Evitar manusear o celular quando estiver na rua.
Cuidar com bolsas e mochilas, preferindo carregá-la à frente do corpo.
Evitar circular com grande quantidade de dinheiro.
Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.
Redobrar a atenção para a presença de pessoas suspeitas na hora de digitar senha de cartões de pagamento, na agência bancária ou em lojas.
Não deixar nos bancos do carro sacolas de compras, computador, bolsa ou pertences que possam chamar a atenção.
Não ostentar joias.
Em caso de emergência, ligue para: 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).