Divulgação – Guarda percorre parques nos bairros veiculando mensagens

Equipes da Guarda Municipal das dez administrações regionais de Curitiba fazem um trabalho em larga escala para orientar a população sobre a importância do isolamento social para prevenir o contágio do coronavírus. Além disso, viaturas da GM também circulam por toda a cidade transmitindo uma mensagem em áudio: “É necessário ficar em casa. Evitar aglomerações e adotar o isolamento social, neste momento, é fundamental para a saúde de todos. A hora é de se proteger.”

A medida faz parte das ações do município para conter o avanço acelerado do coronavírus na Capital. Neste momento da evolução da pandemia em Curitiba (como em todo o Brasil), o isolamento social e a suspensão de aglomerações são fundamentais para diminuir o número de infectados e, consequentemente, a pressão sobre o sistema de saúde da cidade, defendem as autoridades de saúde do município, do Estado, do País e de todo o mundo.

“Nós temos ido a parques e praças orientando para que as pessoas vão para casa. Os públicos mais complicados são os adolescentes e as crianças. Os demais têm colaborado”, explicou o inspetor Jonatas Barbosa de Lima, chefe do núcleo da GM da Regional Bairro Novo.

Ele explicou que o trabalho tem de ser permanente porque algumas pessoas relutam em seguir as orientações. De acordo com o inspetor, os locais mais visados na Regional Bairro Novo são as praças Marly Queiroz, das Tendas, Napoleão Cortez, José Soares Grobe, Carlos Heller, Cícero Portes, Parque Semeador e Centro Médico. Para inibir a visitação do público os parques públicos estão fechados

Desde a primeira semana de isolamento social decretado pela Prefeitura e pelo governo do Estado, ações iguais são feitas também pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. As mensagens falam dos grandes riscos que o coronavírus traz para a comunidade e da responsabilidade de cada um para enfrentar a pandemia.

Prefeitura estaria estudando medidas para reabrir o comércio na Capital

Em pronunciamento feito ao vivo por meio da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook, o prefeito Rafael Greca revelou na tarde de ontem que Curitiba está estudando medidas para reabrir o comércio de rua da cidade. Em sua fala, o prefeito comentou o embate entre o que classificou como “a turma do fecha tudo contra a turma do abre tudo”, e afirmou que sempre buscará o caminho do meio.

“Aos poucos estamos estudando regras para ir abrindo o comércio de rua, que nós nunca fechamos, eles fecharam por conta própria”, disse o prefeito.
No mesmo momento, em coletiva do Ministério da Saúde, o ministro Luiz Henrique Mandetta reforçava que a única maneira de evitar um colapso na saúde com um possível avanço coronavírus é o isolamento social.