A Guarda Municipal prendeu dois suspeitos de furtar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermes Macedo, no bairro Tatuquara, na madrugada desta quarta-feira, 9.

Os homens, de 21 e de 38 anos, tentavam levar um micro-ondas e uma cafeteira. A ação criminosa foi flagrada por câmera de segurança instalada na unidade escolar. 

Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil para as providências necessárias.

Ligue 153

Quem mora nas proximidades de escolas e creches municipais pode contribuir para que as unidades educacionais estejam protegidas da ação de vândalos.

O apoio da comunidade é importante para que a Guarda Municipal, a polícia e a empresa de segurança possam agir rapidamente. Caso verifique uma atitude suspeita ou movimentação dentro da unidade escolar fora do horário das aulas, o cidadão pode informar a Guarda Municipal pelo telefone 153.

A equipe de guardas mais próxima do local será acionada para verificar a situação e fazer abordagens a pessoas suspeitas.

Prejuízo

A Secretaria Municipal da Educação contabiliza um gasto médio anual de R$ 310 mil para recuperação de unidades da rede municipal de ensino que sofrem algum tipo de vandalismo. O valor inclui reposição de vidros, esquadrias, cabos, tubulações, grades, telhas, portas e serviços de pintura.

A Educação mantém contrato com a empresa G5 para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores) das unidades. Cabe à empresa repor itens furtados dentro dessas áreas monitoradas.