Guilherme Leoni de Moura Macuglia, gaúcho nascido em Porto Alegre, é o novo técnico do Coritiba. O jovem treinador, de apenas 45 anos, apesar da pouca idade e carreira profissional curta tem títulos importantes no seu currículo e boas referências como treinador e jogador. Ele foi confirmado na tarde desta sexta-feira (19) como o novo treinador do clube.

Macuglia começou sua carreira como jogador em 1977, na categoria júnior do Grêmio. Foi neste clube que fez sua carreira de base. Após, passou por sete clubes, alcançou várias conquistas e foi vice-campeonato na Taça Libertadores da América, em 1984, com a equipe que o revelou.

Logo que encerrou sua carreira nos gramados, ele iniciou os trabalhos como técnico. De 1992 a 2002 comandou equipes de categorias de base, sempre equipes gaúchas. Em 2003, deu largada a sua carreira como treinador profissional.

Os resultados vieram rápido para o novo treinador. Já no seu primeiro ano de trabalho, foi vice-campeão gaúcho com o XV de Novembro.

Em pouco tempo de carreira alcançou mais três títulos. Em 2004 foi campeão do primeiro turno do campeonato Gaúcho com o Esportivo, em 2005 conquistou o Torneio Aldo Dosena, disputado na Itália, quando comandava o Internacional e no ano passado levou o Criciúma ao título Brasileiro da série C. O resultado garantiu ao time catarinense a chance de disputar a batalha da série B em 2007.

Ele vem da mesma escola de Luis Felipe Scolari e Mano Menezes. Com passagens por equipes como Grêmio, Internacional, times do interior do Rio Grande do Sul e clubes catarinenses (Criciúma e Chapecoense) têm em sua bagagem fortes referências, como a de Ivo Wortmann, Muricy Ramalho e o preparador físico da seleção brasileira, Paulo Paixão.

No domingo, é ele quem comanda o Verdão , na terceira partida do Paranaense 2007.