Cesar Brustolin/SMCS

Famílias haitianas residentes na região de origem italiana de Santa Felicidade participaram, na manhã desta terça-feira (8/1), das atividades da sétima apresentação do Auto de Reis. Com seus filhos e ao lado de outras famílias da região, elas assistiram ao espetáculo e supervisionaram as crianças nas brincadeiras e na entrega de presentes. As atividades aconteceram na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

O professor de Inglês Theoma Bienaime e sua mulher, a cozinheira Yomene Val, chegaram cedo para participar da programação e entrar na fila dos presentes com a pequena Jhemara, de 9 meses. Há cerca de um ano na cidade em busca de melhores condições de vida, a família é acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Braz e recebe atendimento na unidade de saúde do bairro. A menina, que nasceu em abril na maternidade Vitor do Amaral, ganhou uma boneca, entregue pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Também cadastrada no Cras São Braz, a haitiana Gabrielle Philogene, 35 anos, levou os filhos, Lourvjine, 8 anos, Lourvens, 5 anos e Lauryn , 8 meses – todos nascidos no Brasil. “Fiquei sabendo na segunda sobre o espetáculo e estou feliz por estar aqui com eles”, disse. Gabrielle mora há 8 anos em Santa Felicidade e trabalha como atendente.

Há 2 anos na cidade, Marie Claudette Charles, 45 anos, veio acompanhada das filhas Marie Emanuella, 11 anos, e Marie Odiniella, 5 anos. Desde que chegou em Curitiba, a família é acompanhada pelo Cras Butiatuvinha. “Estou gostando muito da música e estou curiosa para conhecer a história que vão contar no palco”, disse a menina mais velha antes do início do espetáculo.

Tradição popular

O Auto de Reis foi concebido pelo prefeito Rafael Greca para levar às crianças e aos adultos das dez regiões administrativas da cidade a tradição popular de celebrar a visita dos chamados três reis magos ao recém-nascido menino Jesus. O espetáculo foi criado e executado pelo grupo Rosa Armorial.

Acompanharam o Auto de Reis de Santa Felicidade as presidentes da FAS, Elenice Malzoni, e da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a assessora de Núcleos Regionais da FAS, Veranice Hayashida e a assessora comunitária do órgão, Eliane Wosgerau; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; o vereador Mauro Ignácio; e a presidente da Associação de Moradores da Vila Saturno, Vanda Moraes.