A herança da imigração italiana em Santa Felicidade está na arquitetura neoclássica, colonial, visível nos casarões preservados, na gastronomia, com restaurantes típicos, nas pequenas fábricas de vinho, na venda de artesanato e é claro, na maneira de falar dos moradores. Na festa será possível observar todas essas características bem de perto.
Assim como aconteceu no ano passado, a festa é o resultado da união de esforços de uma comissão organizadora formada pela Administração Regional de Santa Felicidade, Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), Associação dos Detentores Particulares do Patrimônio Cultural de Curitiba, Clube de Pesca Veneto, Clube Iguaçu, Clube Trieste e a Paróquia São José, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.
A comissão organizou a parte cultural e gastronômica do evento. Toda a infraestrutura, com barracas, palco, iluminação será feita pelo município, por meio da Administração Regional, Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, e Fundação Cultural de Curitiba.