A INK Society, entidade que reúne sete estúdios de tatuagem e uma escola, acaba de lançar uma campanha em homenagem aos profissionais de saúde atuantes no combate à Covid-19. Com o nome de “Heróis da Saúde” a campanha possui um símbolo – um estetoscópio com um coração – que será transformado em tatuagem na pele de 160 profissionais. Serão 40 tatuadores e tatuadoras das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba envolvidos na ação, que acontecerá em forma de sorteio nas redes sociais. O lançamento da campanha foi feito no último dia 12 de maio para para marcar o Dia Internacional da Enfermagem. “O objetivo é demonstrar nosso agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e todos os profissionais que estão na linha de frente da pandemia. Para isso, reunimos os estúdios da INK Society e faremos gratuitamente as tatuagens nos profissionais sorteados. Será tatuado o símbolo da campanha desenvolvido pelos nossos artistas e desta forma nossa homenagem ficará gravada para sempre”, conta Patrícia Guimarães, da INK Society. Serão sorteadas 100 tatuagens em São Paulo, 30 em Curitiba e 30 no Rio de Janeiro. Para participar, profissionais da saúde atuantes no combate à pandemia devem comentar “Sou da saúde” no post oficial da campanha “Heróis da Saúde” nos perfis do Instagram dos participantes. Quem não é da área, pode homenagear marcando um profissional da saúde por vez. Os detalhes de participação na campanha estão descritos nos links abaixo, referente à ação de cada cidade. O sorteio acontecerá no dia 05 de agosto.


MCDonald’s doa mais mil refeições

As cozinhas do McDonald´s no Brasil estão preparando mais do que deliciosas refeições. Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a marca, operada pela Arcos Dorados no país, adicionou doses extras de solidariedade e carinho nas doações que tem feito para os profissionais de saúde e caminhoneiros que estão atuando na linha de frente do combate à doença. Para acelerar essa ação, a companhia aderiu à campanha global Thank you Meal, lançada nos Estados Unidos. Por aqui, a meta é chegar a 100 mil combos doados, o que equivale a um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões de reais. O Projeto Luz, em Curitiba, que atende pessoas e comunidades inteiras em situação de vulnerabilidade social, recebeu a doação de 200 combos (sanduíche + batata) para atender uma comunidade na Cidade Industrial de Curitiba. Também na capital, a cooperativa Terra Santa, que fica no Tatuquara e recicla dezenas de quilos de resíduos todos os dias, recebeu 30 combos que foram repassados a todos os cooperados. Em São José dos Pinhais, o Hospital Municipal da cidade e o Centro de Especialidades do Paraná (CEP), que está atendendo apenas casos de coronavírus, foram doadas 220 refeições aos profissionais de saúde. Os funcionários do Hospital Universitário de Londrina também foram reconhecidos na ação com 295 combos, enquanto a equipe do Hospital Municipal de Maringá recebeu 220 refeições. Todas as doações ocorreram na última semana e foram entregues em embalagens especiais com mensagens de agradecimento e encorajamento. Para o Brasil, o nome da campanha foi ajustado: será o McObrigado. “Trata-se de uma forma de levar, além de comida, solidariedade e mensagens de encorajamento para estes profissionais que tem tido uma atuação incansável e excepcional”, explica Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. Até o momento, já foram realizadas mais de 30 mil doações para profissionais de saúde de mais de 70 instituições, em 44 cidades, e caminhoneiros nas rodovias. Todas têm sido preparadas pelos funcionários da rede, que também estão se mobilizando para colocar recados de agradecimento juntos das refeições. Em abril, instituições hospitalres localizadas em Curitiba e Maringá já haviam recebido quase mil doações. Nesta nova onda, a rede está ampliando a entrega de alimentos para instituições que atuam no combate à fome. Para contar um pouco mais sobre essa ação, um filme em parceria com a DPZ&T foi desenvolvido para os canais digitais da marca. A produção compila imagens reais, desde o preparo até a chegada às mãos dos homenageados. Cada combo inclui uma mensagem de agradecimento. O vídeo ainda traz depoimentos de funcionários do Méqui agradecendo estes profissionais. 

Twitter: @ExploreSpaceKSC


PUCPR adota processo seletivo online

Já estão abertas as inscrições para o tradicional Processo Seletivo de Inverno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para ingresso no segundo semestre de 2020. Neste ano, em respeito às orientações sanitárias de isolamento social para evitar a propagação do novo Corona vírus, a seleção será 100% online. Interessados têm até 22 de junho para se inscrever e o resultado será divulgado no dia 26 de junho, no site da instituição.  Para Renata Iani Werneck, Pró-Reitora de Graduação da PUCPR, o processo seletivo 100% online é uma forma de garantir que as pessoas que desejam começar um curso superior neste momento tenham essa oportunidade.  “Passamos por uma situação ímpar e tivemos que nos adaptar. O processo seletivo 100% online foi a forma encontrada para garantir a oportunidade de ingresso no ensino superior aos interessados e também a melhor alternativa para não causar aglomeração. Vamos avaliar a experiência e verificar a possibilidade de aplicá-la em outras oportunidades no futuro”, afirma. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do processo seletivo. O candidato deve seguir três passos: preenchimento do formulário, escrita e envio de carta de motivação e histórico escolar.  A carta é uma espécie de apresentação do interessado à Universidade e será avaliada a partir dos mesmos critérios utilizados para analisar uma redação convencional, como qualidade de conteúdo, progressão e coerência, coesão e observância à norma padrão da Língua Portuguesa. O histórico escolar, por sua vez, é o documento mais importante da inscrição, pois é por ele que serão analisadas as notas e frequência do estudante para embasar sua aprovação no processo. Só poderão efetivar a matrícula candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio. Há vagas para cursos nos campus de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Esse processo não contempla o curso de Medicina, que tem edital próprio (confira abaixo). A taxa de inscrição é de R$ 30. A lista completa de cursos e vagas está disponível no edital de abertura da seleção.   

Medicina
Para o curso de Medicina, o processo seletivo vai considerar o aproveitamento das notas do Enem, desde que o exame tenha sido realizado a partir de 2015. As inscrições devem ser feitas até 18 de junho, no site oficial do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 220. São 79 vagas para o campus de Curitiba e 39 para o campus de Londrina. A relação dos estudantes aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 22 de junho, enquanto as listas com os aprovados em segunda e terceira chamadas serão disponibilizadas nos dias 6 e 20 de julho, respectivamente.

American Academy Health
A Universidade também abriu seleção para o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, o American Academy Health. Trata-se da modalidade de graduação que combina o modelo Liberal Arts, praticado nos Estados Unidos, com disciplinas específicas da área da saúde. Após dois anos, o estudante pode optar pela formação em qualquer curso da PUCPR, inclusive Medicina, ou escolher entre as mais de 300 opções de cursos da Kent State University, instituição parceira nos EUA. A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa, classificatória e eliminatória, consiste no aproveitamento dos resultados obtidos no Enem, desde que o exame tenha sido realizado a partir de 2015. Já a segunda etapa é documental e será composta da avaliação dos seguintes documentos: análise do histórico escolar do Ensino Médio; carta de motivação, escrita em Português e em Inglês; certificado de proficiência na Língua Inglesa
As inscrições, que têm taxa de R$ 115, devem ser realizadas no site oficial do programa até 18 de junho. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 22 do mesmo mês. A segunda etapa terá resultado divulgado até 2 de julho.
Informações: https://www.pucpr.br/vestibular 


Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença lançam o Single “Tomara”

O primeiro single de VALENCIANAS II, segundo movimento da parceria do cantor e compositor pernambucano com a ORQUESTRA OURO PRETO, comandada pelo maestro RODRIGO TOFFOLO, será lançado em todas as plataformas digitais na sexta, dia 5 de junho, antecipando o álbum e o DVD previstos para o final do ano. Mais que o libelo por uma nação solidária, o single “Tomara” é malha rara que serve de antídoto para estes dias de incerteza. O arranjo, para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, estabelece a ponte entre as sonoridades do nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra. A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage. Nas palavras de Rodrigo Toffolo: “nada mais atual que o desejo por amor, esperança e dias melhores tão bem desenhados a essa nação solidária brasileira pelos versos de Alceu Valença”, diz o maestro. Gravado em janeiro na Casa da Música, templo dos concertistas na cidade do Porto, em Portugal, VALENCIANAS II dá continuidade ao projeto lançado em 2015, que arrematou todos os prêmios e aplausos de público e crítica desde então. A partir de VALENCIANAS, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades. “É outro viés, um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam não apenas pela destreza com que executam seus instrumentos, mas pela maneira com que interpretam as nuances da minha música. E isso passa para a plateia. Quando fizemos Valencianas no Porto, o público português levantou-se para dançar em alguns números. Isso é impensável no ambiente da música de concerto (risos). Os arranjos captam com muita sensibilidade os caminhos da música que faço” – arremata Alceu Valença. Além de “Tomara” (composição de Alceu e Rubem Valença Filho), o segundo volume de Valencianas inclui músicas como “Dia Branco”, “Como Dois Animais”, “Solidão”, “Na Primeira Manhã”, “P da Paixão”, “Tesoura do Desejo”, “Taxi Lunar” e “Pelas Ruas que Andei”.
Serviço
Lançamento single “Tomara” do álbum Valencianas II
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Dia 5 de junho, sexta-feira
Nas principais plataformas digitais
www.orquestraouropreto.com.br