Publicidade
Curitiba de Graça

Histórias de músicas, compositores locais e teatro em casa

Link com a logo: https://drive.google.com/open?id=1iSmvFHMmQn4xiTHC8AiRIPBBQ5OcDDP6

Passado três meses do início da pandemia do novo coronavírus, a cena cultural da cidade começa a se reinventar. Na semana passada começaram os cinemas drive-in, nesta semana iniciam as ofertas de ingresso para teatro em casa! É o novo normal se restabelecendo.

Sempre que quiser sugestões culturais, é só acessar o nosso site: www.curitibadegraca.com.br, onde você encontra diferentes opções para curtir durante esse período de isolamento e distanciamento social.



Crédito: Divulgação

Legenda: Marco Zenni apresenta o monólogo “Farol” on-line a partir de julho.

“Farol”

Reserve estas datas: 4, 11, 18 e 25 de julho são dias de ir ao teatro. Ou melhor, do teatro ir até você! O ator Marco Zenni, dirigido por George Sada, estreia o espetáculo “Farol”, peça inédita que será encenada no Teatro Cena Hum, em Curitiba, e transmitida em tempo real pelo Youtube, com link disponibilizado a quem efetuar compra on-line de ingresso pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/farol—projeto-teatro-vivo-ao-vivo__874398), ao preço mínimo de 12,50. 

Com temporada durante todo o mês de julho, sempre aos sábados, às 21h, a história retrata o dia a dia de um faroleiro (vivido por Zenni), que vive isolado em um farol à espera de um barco que vai lhe tirar dali. Angustiado pela solidão e pelas incertezas em relação ao futuro, ele anseia pela chegada da embarcação ao mesmo tempo em que desenvolve uma rotina de cuidados com o farol, garantindo que quem navegue por ali não se choque com as pedras.



Crédito: Divulgação/Guaíra

Legenda: Projeto do Centro Cultural Guaíra coloca atores do TCP em ação toda semana.

Todo Mundo

O Centro Cultural Teatro Guaíra lançou um projeto virtual do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), inspirado na peça TodoMundo! Semanalmente, a equipe de atores do TCP faz reflexões bem-humoradas sobre Deus, morte, família, amizade, coisas e amor, temas que fazem parte da peça do premiado dramaturgo norte-americano Branden Jacobs-Jenkins. 

Amparados por um roteiro temático baseado no texto de Branden Jacobs-Jenkins, os atores buscarão responder: você se sente todo mundo? O que é ser todo mundo? Os vídeos, todos com tradução em libras, serão disponibilizados no YouTube do projeto e no Facebook do Teatro Guaíra.
A ação conta com a parceria do Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e Palco Paraná.


Crédito: Reprodução/Site

Mundo encantado do Dr. Botica

Para ajudar a entreter as crianças nesta época de isolamento social, o Instituto Grupo Boticário, que mantém teatros do Dr. Botica em Curitiba e São Paulo, deixou disponível atividades para que os pequenos conheçam o mundo encantado do Dr. Botica, um mago que vive em uma linda floresta com seu amigo, o pássaro chamado Fido. 

Na página do Facebook e perfil do Instagram do Instituto é apresentada uma série de cinco episódios com aulas de como fazer um teatro de papel, com personagens e cenários. Também no Instagram, são disponibilizados vídeos com o Dr. Botica dando dicas de prevenção, higiene de atividades que podem ser feitas em casa durante a quarentena. Atividades lúdicas e contação de histórias também podem ser acessadas neste link: https://linktr.ee/IGB.


Legenda:Marcelo Amorim, compositor

Compositor Leite Quente

O Curitiba de Graça criou uma série especial, a “Gente Leite Quente“. Nesta semana o destaque é o publicitário e compositor: Marcelo Amorim. 

Confira algumas de suas composições:
“Teus Sinais” - https://www.youtube.com/watch?v=a2SGWKz2_3c
Composição de Marcelo Amarim com Gilson Barboza)
“Antigo Casarão” - https://www.youtube.com/watch?v=SJG0WeQaAOw
Composição de Marcelo Amorim e Bruno Mangueira.

Ah, e se você conhece algum/alguma artista da cidade que gostaria de ser notícia aqui no Curitiba de Graça, manda um e-mail para kris@curitibadegraca.com.br.



Crédito: Divulgação

Legenda: O MON acaba de disponibilizar virtualmente a exposição “África, Mãe de Todos Nós”. 

África, Mãe de Todos nós!

O Museu Oscar Niemeyer (MON) acaba de disponibilizar, em formato virtual, a mostra “África, Mãe de Todos Nós”, que marcou o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY). A exposição pode ser vista na página do museu no Google Arts & Culture.

O visitante virtual pode apreciar 20 máscaras do acervo do colecionador e empresário Jorge Yunes. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.
Essa música tem história

(Ouça aqui, “Malandragem”: https://www.youtube.com/watch?v=bFRBQjBuQmo)

Você sabe a história por trás da canção “Malandragem”, consagrada na voz da cantora Cássia Eller? A letra escrita por Cazuza com melodia do Frejat, era um presente para outra artista, mas acabou ficando com a Cássia e fez um estrondoso sucesso.
Saiba essa história na série Essa música tem história, no Curitiba de Graça: www.curitibadegraca.com.br.


Reprodução/cartaz


Cinema em casa

A plataforma Sesc Digital disponibiliza gratuitamente filmes pelo projeto #EmCasacomSesc. Todas as quintas-feiras, uma nova programação é liberada. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa
Até o dia 18 de junho, estão disponíveis “A Hora do Lobo”, do sueco Ingmar Bergman e o poético “Coração de Cachorro”, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson, que através do filme faz uma reflexão sobre a morte de seu companheiro, o cantor e guitarrista Lou Reed.
Completam a programação do #EmCasacomSesc dois filmes nacionais: o aclamado “Aquarius” (foto), de Kleber Mendonça Filho, uma produção conjunta com a França com Sonia Braga no papel principal; e o delicado “Jonas e o Circo sem Lona”, um documentário com ficção dirigido por Paula Gomes que aborda a importância de sonhar através do circo.
Também são disponibilizadas, toda semana, filmes inéditos na sala virtual do Cine Plaza do Cine Passeio, com ingressos entre R$ 19,90 e 24,90 por filme.
Por lá, ainda continuam para exibição a animação adulta francesa “Os Olhos de Cabul”, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, a comédia dramática “Amor Invisível”, de Monty Whitebloom e Andy Delaney; o impactante drama polonês “Corpus Christi”, de Jan Komasa, (selecionado para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020); e a aventura australiana “Amigos Para Sempre”, de Shawn Seet com Geoffrey Rush.
Há ainda a programação gratuita, que você pode conferir no www.curitibadegraca.com.br.



Crédito: Arnaldo Kikuti

Legenda: Curso vai capacitar jovens de 17 a 29 anos em oito países.

Empreendedorismo para jovens

Jovens de 17 a 29 anos que queiram aprender como abrir e manter um negócio com baixo investimento em meio à crise causada pelo coronavírus, podem participar de um curso on-line gratuito de empreendedorismo entre os dias 15 a 19 de junho, com aulas ao vivo, das 9h às 13h. A iniciativa é do Programa Juventude Empreendedora Online. As inscrições podem ser feitas pelo www.juventude empreendedora.com.



A cidade e seus espaços

Diversos pontos turísticos e históricos fazem parte da memória afetivas dos moradores de Curitiba. É impossível lembrar-se da cidade sem pensar na Rua das Flores com o Bondinho, no Passeio Público, do seu Centro Histórico, do famoso transporte coletivo ou o outono que marca a chegada dos dias frios - uma das suas características principais.
Na coluna “Curitiba na Lente”, criada pelo portal Curitiba de Graça, quem apresenta sua visão sobre a cidade nesta semana é a fotógrafa e colunista Ale Maya.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES