Quando soube que a nave utilizada pelo personagem Jabba the Hutt, da saga Star Wars, começaria a ser comercializada para colecionadores dos Estados Unidos e Canadá, o especialista em tecnologia da informação, Jetur Cunha, 46, não pensou duas vezes: pegou um avião no aeroporto de Guarulhos (Grande SP) rumo a Orlando, na Flórida.

De lá, alugou um carro e foi até a cidade de Coral Springs comprar a peça. Precisou de um utilitário esportivo para conseguir transportar a nave e ainda dar um jeito de despachar no avião para retornar ao Brasil. Detalhe para o tamanho: o mesmo que o de uma TV de 50 polegadas -fora a caixa.

De périplos como esse o dentista paulistano Rodrigo Moreno, 42, entende bem: demorou dez anos para conseguir comprar um boneco da série “Star Wars: Droids”, datada da década de 1980. O molde para fazer os “droids” acabou parando na mão de um brasileiro, que produziu a peça em 1988.

O tempo passou, os bonecos foram sendo comprados e deixando o Brasil, rareando ainda mais. Rodrigo não desistiu até que, pesquisando no Facebook, achou um comprador de posse da peça ainda em território nacional. Avaliada em US$ 4.000 (R$ 15,7 mil), o boneco consta, inclusive, em listas que elencam raridades do mundo cinematográfico.

Para fãs da saga estrelada como eles, este 4 de maio é especial, com cara de feriado, uma vez em que se comemora o Dia de Star Wars. O motivo? Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “que a força esteja com você”.

No inglês, “may the force be with you”. Daí, nasceu o trocadilho: “que o 4 de maio esteja com você”.

Leia a reportagem completa no Barulho Curitiba