Nesta quarta-feira (22) é internacionalmente comemorado o Dia do Abraço. Para celebrar a data e cuidar da saúde e do bem-estar de pacientes e colaboradores, a Unimed Laboratório distribuirá caixas de “Abracelax” uma dose diária de saúde, com três vales-abraço. “Sempre buscamos estimular as pessoas a compartilharem bons sentimentos e emoções. O abraço é um gesto nobre e ainda traz inúmeros benefícios à saúde, fundamental para todos nós”, conta Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório.

O abraço é um gesto afetuoso que faz bem à saúde do corpo e da mente. Entre os benefícios, alivia o estresse, melhora a saúde cardíaca e favorece a ação do sistema imunológico.

Especialistas garantem que, durante o contato, são ativadas partes do cérebro que influenciam nos pensamentos, nas reações e nas respostas fisiológicas. “Abraçar pode aliviar, inclusive, os sentimentos de medo e insegurança”, explica o médico especialista em psiquiatria cooperado da Unimed Curitiba, Gustavo Sehnem.

“Muitos estudos mostram que o hormônio relaxa o cérebro e isso também pode melhorar a memória”, afirma o especialista. O abraço pode produzir mais endorfina, substância química liberada após prática de atividade física ou quando você come chocolate e que também contribui para a sensação de bem-estar geral.

Origem
Em 2004, um australiano criou a campanha “Free Hugs Campaign”, onde distribuiu gratuitamente abraços. O gesto ganhou visibilidade e, tempo depois, uma banda do país utilizou imagens da campanha em um dos clipes, o que viralizou e chegou a mais de 250 mil visualizações no Youtube.