O britânico Ian Tabbetts, de 43 anos, perdeu a visão 12 anos atrás. Para tentar recuperar a vista, passou por uma cirurgia radical, implantando um dente e um pedaço da mandíbula em seu olho. E conseguiu se recuperar.

Personagen central do documentário “The Day I Got My Sight Back” (O Dia que eu Consegui Minha Visão de Volta), da rede BBC, exibido no começo deste mês, Tabbetts ficou cego após sofrer um acidente de trabalho e rasgar sua córnea em seis lugares.

O homem passou por um procedimento chamado osteo-odonto-queratoprótese (OOKP), que funciona em duas etapas. Na primeira, são removidos um dente e uma parte da mandíbula do paciente. Uma lente especial é então inserida dentro do dente e ele é colocado na órbita ocular.

O dente e os tecidos usados pelo procedimento são do próprio paciente para que o corpo não rejeite o material. Com o tempo, o dente começa a criar tecidos e desenvolve fluxo sanguíneo. É quando vem a segunda parte: a córnea é aberta e removida. O dente, ligado à órbita ocular. Assim Tabbetts pôde ver pela primeira vez seus filhos gêmeos.