Confira as dicas do Curitiba de Graça 

A aventura dramática Keyla é um dos filmes dirigidos por mulheres que está em exibição gratuita no Cine Passeio até o dia 10. Durante a semana, há uma série de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. Data muito mais reflexiva do que para ser comemorada, o Curitiba de Graça selecionou uma série de textos sobre o tema. Aqui, um deles que aborda o feminicídio: https://curitibadegraca.com.br/analise-de-processos-de-feminicidio-revela-que-mulheres-seguem-a-merce-da-propria-sorte/.

Boa leitura! 


Visão feminina

Crédito de foto: Divulgação

Legenda: Keyla, de 2017, é um dos filmes em cartaz.

A sala Cine Vitória do Cine Passeio, que oferece filmes gratuitos on-line, apresenta uma seleção especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com seis filmes dirigidos por elas. São eles: Era o Hotel Cambridge, docudrama de Eliane Caffé; a aventura dramática colombiana Keyla, de Viviana Gómez Echeverry; Vaga Carne, drama de Grace Passô; e o drama Feio, Eu?, de Helena Ignez. Há ainda os dramas românticos Um Amor, de Paula Hernández; e Eva e Lola, de Sa-brina Farji. Ambos com som original em espanhol, sem legendas.

Na sala Cine Plaza, com filmes pagos, tem a estreia do drama romântico francês Um Amor Proibido, de Arnold de Parscau. E continuam em cartaz o premiado drama rodado em Cuba Mambo Man: Guiado Pela Música, de Edesio Alejandro e Mo Fini; o drama mexicano O Muro, de Genevieve Anderson; o indiano A Jornada de Jhalki, de Brahmanad Singh e Tanvi Jain; O Mistério de Frankenstein, de Costa Zapas; e Inteligência Artificial – Ascensão das Máquinas, de Lazar Bodroza.

Para conferir outros filmes é só acessar www.cinepasseio.org. Essa programação fica em cartaz até o dia 10.


Semana da Mulher

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a Semana da Mulher 2021, que vai do dia 8 a 12 de março. Todos os encontros serão realizados de forma remota, on-line, a fim de respeitar o distanciamento social que o momento exige. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade. A programação completa e a inscrição podem ser acessadas aqui: https://eventum.pucpr.br/semanadamulherpucpr2021. 


Birra tem jeito

Crédito da foto: Reprodução do Facebook

Legenda: Marcos Meier é palestrante e comentarista de educação

Lidar com a famosa “birra infantil” não é nada fácil. Para abordar o tema, o Colégio Santo Anjo de Curitiba, em parceria com o SAE Digital, promove a palestra virtual com o escritor, psicólogo e mestre em educação Marcos Meier.

O palestrante vai falar sobre o tema “Birras” e explicar aos pais como identificar esse comportamento nos filhos, suas causas e também como se comportar perante esse desafio no desenvolvimento das crianças.
A palestra será transmitida ao vivo e gratuitamente no dia 9 de março às 19h30, no canal do YouTube do Colégio Santo Anjo, pelo endereço:
https://www.youtube.com/channel/UC_n0r8xFGDl9dZpYdRclSnw 


Às vezes, aos domingos

Crédito da foto: Divulgação

Legenda: O jornalista veterano Fábio Campana estará neste edição do programa.

Os poetas-jornalistas Fábio Campana e Marianna Camargo são os convidados da décima edição de “Às vezes, aos domingos”, que ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 17 horas. O projeto, idealizado pelos escritores Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, tem a finalidade de dar visibilidade a autores paranaenses. Os entrevistados lerão poemas e falarão sobre temas culturais. Para assistir, basta acessar no Instagram:@maricotacamargo. Outras informações sobre “Às vezes, aos domingos” estão disponíveis no Instagram @somadeideias e no tulipasnegraseditora.blogspot.com. 


Festival do Pêéfe

Crédito da foto: Gean Cavalheiro/Tempero Comunicação

Legenda: Quiosque do Júlio é um dos estabelecimentos que participam do festival.

De 9 a 29 de março, será realizado o 1º Festival do Pêéfe – Viva a Comida Afetiva, uma promoção da Curitiba Honesta. Neste momento da pandemia, em que restrições podem ser impostas ao atendimento presencial, o Festival oferece entrega gratuita. Assim, os clientes poderão degustar pratos saborosos, com preços justos, em suas casas ou no trabalho. Além disso, o festival é uma oportunidade de apoiar o comércio local. Participarão 22 locais: Aquarius, Bacareto, Bar do Dante, Bar Mignon, Barão Box, Benzadeusa, Cartolas, Cozinha da Vó Lena, Do Peruano, Everest Inn – Comida Nepalesa, Fellaz Comida e Arte, Libaneza – Comida Árabe, Mavy Pub, Merano Gastronomia, Na Casa do Ganso, Nina Comida com Arte, O Jardineiro, Quintal 68, Quiosque do Júlio, Scondidinho, Silzeus e Tempo Café.

Informações: www.curitibahonesta.com.br 


Shakespeare audiovisual

Crédito de foto: Reprodução de internet


Legenda: A Megera Domada também virou filme e teve como protagonistas o casal 
Richard Burton e Elizabeth Taylor.

Bardo sem Filtro é o espetáculo de teatro audiovisual montado pela ShakeCena Cia. de Pesquisa Teatral que será apresentado ao vivo direto das casas do atores, nos dias 13 e 14 março, 20 e 21 de março, e 27 e 28 de março. Os espetáculos ocorrem aos sábados e domingos, às 20 horas. Os ingressos custam a partir de 12,50 e têm transmissão pela plataforma Sympla: https://beta.sympla.com.br/eventos?s=Bardo&tab=eventos.

A proposta da companhia de teatro é aproximar o público de textos de William Shakespeare e foram escolhidos: Trabalhos de Amor Perdidos, A Megera Domada, Bem Está o que Bem Acaba e Muito Barulho Por Nada.

Para mais atrações culturais, é só acessar: www.curitibadegraca.com.br.