Daniel Castellano / SMCS – Horta comunitária Monteiro Lobato

Orgulhosa de seu canteiro repleto de mudas de alface e couve, a cozinheira Cristiana Hernandes Ribeiro, 38 anos, não vê a hora de começar a colher os primeiros pés na nova Horta Comunitária Monteiro Lobato, no Tatuquara. “Quero preparar uma bacia cheia de verduras da nossa horta”, afirmou ela, que mora com a o marido, Selmo, e mais dois filhos, Paula e Jonas, a poucas quadras do local inaugurado, nesta sexta-feira (5/4), pelo prefeito Rafael Greca.

Um entusiasta das hortas urbanas e do consumo de comida de verdade, o prefeito lembrou que os espaços comunitários de cultivo de hortifrútis são uma prioridade da gestão. “A ideia de uma cidade que se abre para a natureza, que cultiva a terra e consome comida de verdade é um projeto completo de sustentabilidade. Isso é inovação. A agricultura urbana é inovação”, afirmou Greca.

A nova Horta Comunitária Monteiro Lobato teve 28 canteiros requalificados em uma área com 4.400 m², que serão mantidos por 36 famílias que integram a Associação Monteiro Lobato. A revitalização do local, que deverá beneficiar cerca de 175 pessoas (entre agricultores urbanos, familiares e vizinhos), faz parte da programação de aniversário de Curitiba e é uma parceria do município com a empresa de energia Eletrosul, proprietária do terreno.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, destacou que, durante a gestão do prefeito Rafael Greca, já foram inauguradas quatro hortas comunitárias (Cajuru, Alto Boqueirão, Fazendinha e Pinheirinho). “Atualmente, são 27 áreas cultivadas por produtores urbanos, beneficiando mil famílias e cerca de 6,3 mil pessoas, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou adquirem os alimentos das hortas”, reforçou ele.

Gusi observou também que as hortas comunitárias têm um papel que vai para além do cultivo de frutas e hortaliças saudáveis para consumo próprio. “Também é uma atividade terapêutica, de relaxamento e de convívio social. Pode gerar ainda renda extra com a venda de excedentes, economia na compra desses produtos e até alguns outros benefícios, como educação ambiental e educação alimentar”, justificou ele.

Qualidade alimentar

Líder comunitário do bairro e um dos produtores da nova horta, o autônomo Azevedo Pereira Pardinho, 47 anos, acredita que o cultivo das hortaliças deve melhorar a qualidade da alimentação das famílias. Além disso, segundo ele, o plantio vai ajudar a reduzir os gastos dos moradores com hortaliças, que passaram a usar o recurso economizado na melhoria da qualidade de vida. “Muitos são idosos aposentados, que têm poucos recursos”, contou ele, que vai colher pés de alface, rúcula e mostarda.

A diarista Francisca Lourenço, 58 anos, está participando do plantio na Horta Monteiro Lobato para consumo dela e do marido, Paulo.  “Lá em casa, somos só nós dois e estamos animados de poder preparar para o almoço e jantar o alface, a cebolinha e o almeirão dos canteiros”, revelou Francisca. Além disso, ela garante que quem chegar ao local e pedir vai poder levar para casa parte da produção. “Tem pra todos”, garantiu.

Nos últimos 15 dias, um dos prazeres do aposentado Antônio José da Silva, 59 anos, tem sido percorrer, pela manhã, os canteiros e conferir como estão os pés de alface, rúcula, almeirão, mostarda, escarola, salsinha e cebolinha.

Ele garante que, além de poder consumir alimentos frescos, a Horta do Pantanal está lhe trazendo outros benefícios. “A gente faz amizade e também eu me sinto mais jovem, pois eu vim da roça, lá de Umuarama, no Noroeste do estado”, recordou ele, que já pediu para a esposa, Maria, pensar nas saladas que serão preparadas com as hortaliças que serão colhidas dentro de um mês.

Também participaram da cerimônia de inauguração da nova Horta Comunitária Monteiro Lobato o gerente regional de manutenção Paraná da Eletrosul, Airton Luiz Marcondes de Brito; os vereadores Beto Moraes e Rogério Campos; o superintendente da Smab, Edson Rivelino Pereira; o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima; o administrador da Regional Matriz, José Dirceu de Matos; o administrador da Regional Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; e o chefe do núcleo da Smab no Tatuquara, Joelcio Ribas Maciel.