Array

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento inaugurou nesta terça-feira (11) a primeira horta do Programa Hortas Comunitárias. O espaço foi implantado no Mosteiro Monte Carmelo, da Associação Casa do Servo Sofredor, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. A partir de uma parceria entre a Secretaria e a Prefeitura de Curitiba, o local permitirá a instalação de sete áreas de cultivo de alimentos frescos, entre hortas comunitárias e institucionais.

O investimento total no edital deste ano é de R$ 285 mil em recursos do Fundo de Combate à Pobreza, do Governo do Estado. Para o espaço instalado no Mosteiro, o investimento foi de R$ 15.949,88.

O diretor-geral da Secretaria, Francisco Simioni, destaca o apoio do Estado a essas iniciativas. “Estamos valorizando, ao mesmo tempo, o cuidado com a terra e o bem-estar das pessoas, estimulando as práticas de cultivo ambientalmente corretas”, diz.

Segundo a diretora do Desan, Valéria Nistche, o objetivo do Programa é contribuir para a erradicação da extrema pobreza e fome, garantir sustentabilidade ambiental, ampliar a oferta de alimentos saudáveis e incentivar a agricultura orgânica.

O coordenador do Programa Hortas Comunitárias, engenheiro agrônomo José Oliveira de Albuquerque, explica que o público-alvo é a população de baixa renda, além de idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades terapêuticas, imigrantes e refugiados, que devem reduzir a ociosidade trabalhando com a terra e o cultivo das hortaliças. “O Mosteiro atende 90 abrigados que têm dependência química. Agora produzirão alimentos saudáveis, sem agrotóxico, e através da laborterapia vão reduzir a ociosidade”, diz.

A próxima horta será inaugurada no dia 18 (terça-feira) na Associação dos Amigos da Fazendinha, e vai beneficiar diretamente 20 famílias em situação de vulnerabilidade e indiretamente cerca de 80 famílias em torno da horta.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o cuidado com a terra através das hortas comunitárias traz benefícios ao município. “A ideia é que Curitiba seja uma cidade que fortaleça a natureza. É o que se fará nessa casa de terapia”, disse.

O frei Luiz Reinaldo Marin, responsável pelo Mosteiro, afirma que a horta cumpre pelo menos três objetivos. “O primeiro é a terapia para as pessoas que estão em tratamento. Além disso, teremos como benefício a produção de alimentos e a ocupação. O projeto nos auxilia de várias formas”, afirmou.