Publicidade
Campina Grande do Sul

Hospital Angelina Caron faz parceria sustentável para doação de sucata eletrônica

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

De acordo com o estudo global E-WasteMonitor, realizado pela ONU, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o sétimo maior do mundo. Anualmente, o país produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico e apenas 3% de todo esse montante tem um descarte adequado. Para colaborar de forma sustentável com esse cenário, o Hospital Angelina Caron (HAC) acaba de fazer uma parceria com a Associação Cristã de Assistência Social (Acridas). Dentro do projeto “Lixo do Bem”, o hospital vai doar periodicamente sua sucata eletrônica, cujos recursos serão destinados para projetos com crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Acridas.

“A primeira coleta de sucata eletrônica foi feita na última quinta (21), na nossa Central de Triagem de Resíduos. Ao todo, foram três lotes de aparelhos e fiação que encheram o caminhão. Para nós, é uma satisfação poder contribuir com as ações da Acridas, ao mesmo tempo em que efetuamos uma ação sustentável de reciclagem de materiais eletrônicos”, afirma Zenewton Klüppel, coordenador de Gestão Ambiental do HAC.

Descarte correto

O projeto "Lixo do Bem" recolhe doação de produtos sem uso, como computadores, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, para desenvolver projetos nas áreas de educação, lazer, esporte e cursos de especialização para os acolhidos da Acridas. Além disso, o projeto ajuda na integração da empresa parceira com a comunidade, ampliando a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental.

“Vale lembrar que todo aparelho eletrônico deve ser reciclado de forma cuidadosa por pessoas especializadas. Caso contrário, é alto o risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana. Por possuir substâncias químicas, como chumbo e mercúrio, o descarte incorreto pode contaminar o solo e chegar até os lençóis freáticos, comprometendo o sistema de abastecimento de toda uma região”, orienta Klüppel.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES