Divulgação/Vitória Peluso – Clínica Cirúrgica do HC

A ala cirúrgica do 13° andar do Prédio Central do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná foi revitalizada com o apoio dos Amigos do HC, que viabilizaram a doação de cerca de R$ 750 mil pela parceria com a Megamania. O espaço chamado de Clínica Cirúrgica II realizará os internamentos pré e pós-operatório de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Oftalmologia, proporcionando mais conforto e acessibilidade aos pacientes e seus acompanhantes.

Apenas em 2018, os serviços juntos realizaram 1.475 cirurgias, como implante coclear, retirada de tumores de cabeça e pescoço, neurocirurgias com eletromonitorização e procedimentos para tratamento de epilepsia. As novas instalações ampliam a capacidade de internação de 12 para 20 leitos e atendem a preparação e a recuperação de pacientes que passam por cirurgias complexas nessas especialidades.

Para a chefe da Divisão da Gestão de Cuidado do Hospital de Clínicas, Elizabeth Bernadino, a estrutura, acomodações e equipamentos darão mais segurança à equipe assistencial e comodidade e privacidade aos pacientes. “É um tipo de cirurgia que o paciente precisa de assistência no pós-operatório e o novo espaço é importante, porque possibilita o acompanhamento dos familiares”, relata Elizabeth.

A reforma durou cerca de um ano e abrangeu as oito enfermarias e toda a estrutura do local com 344, 28 m2. Segundo o chefe do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, foi feita a renovação do piso, paredes e portas, partes elétrica e hidráulica, instalação de gases de oxigênio, vácuo e ar comprimido, aparelhos de ar condicionado em todos os leitos e a construção de banheiros para cada enfermaria. Antes da revitalização, os banheiros eram coletivos e não havia quartos de isolamento, dificultando o acesso dos pacientes.

A nova Clínica Cirúrgica II do Hospital de Clínicas foi entregue prestando uma homenagem aos professores Affonso Antoniuk e Marcos Mocellin pela trajetória que inspirou a assistência, o ensino e a pesquisa nas especialidades de neurocirurgia e otorrinolaringologia.