Franklin de Freitas

As filas presenciadas durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 da primeira dose se repetiram nesta manhã de segunda-feira, 12, para  aplicação da segunda dose aos idosos com 76 anos, nascidos enrtre 1º de julho e 31 de dezembro. No drive-thru do Boa Vista, a fila de carros era quilométrica. A segunda aplicação é por escalonamento de idade e começou pelos idosos de 79 anos ou mais que tinham sido vacinados com a primeira dose de Coronavac.

De acordo com os idosos e familiares que estão na fila, a demora chega a ser de até quatro horas na fila para vacinação na Paróquia Santo Antônio, e de duas horas no Pavilhão da Cura, montado no Parque Barigui boa Vista. No Posto de Saúde Vila Diana, no bairro Abranches, há relatos de pessoas que chegaram às 10h30 no local e tiveram de esperar até o começo da tarde para serem atendidos.

Idosos que tenham recebido a Coronavac fora do cronograma de aplicação da primeira dose deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação. “O cronograma por escalonamento de idade é a forma de distribuir o fluxo, evitar filas e aglomerações e, também, garantir o intervalo adequado entre as doses. Com exceções para aqueles que tenham tomado a primeira dose fora do cronograma de idade”, explica a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros.

Quem recebeu a carteirinha com a anotação de sugestão para a segunda dose pode optar por essa data, caso esteja diferente do cronograma. “O importante é que a segunda dose seja aplicada dentro do prazo recomendado pelo laboratório fabricante de cada vacina”, esclarece Flávia.

Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar o data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi procurada para se pronunciar sobre o caso, a assessoria enviou uma nota em que informa a existência de 19 pontos de vacinação contra a covid-19, dos quais 16 são fixos e outros 3 no sistema drive-thru. Em nota, a SMS reitera que asessoas convocadas pelo cronograma, que não tenham dificuldade para mobilidade, devem buscar os pontos fixos. Os drives thru são indicados para idosos com dificuldade de mobilidade.

“A SMS orienta ainda que para dar agilidade a vacinação, idosos que fazem parte do cronograma de vacinação devem fazer o cadastro na plataforma do Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS). As vacinas para o grupo convocado pelo cronograma estão garantidas, portanto, não há necessidade de que todos busquem a imunização no período da manhã, a vacina será ofertada até às 18h nos pontos fixos e até às 16h30 nos pontos drive thru”, diz a nota.

Oxford/Astrazeneca

Idosos que que tenham sido imunizados com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Orford/Fiocruz, a Astrazeneca, devem aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é 90 dias após a primeira aplicação.

Orientações para a segunda dose

Para tomar a nova dose é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa os levem ao mesmo local, de preferência onde receberam a primeira. 

No dia, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha recebida na primeira aplicação.
Os idosos acamados receberão a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecida para a segunda aplicação, que é entre 21 e 28 dias a contar da primeira dose.

Trabalhadores de Saúde

Para os trabalhadores da área da saúde, a vacinação é feita somente no Pavilhão da Cura. O agendamento da segunda dose que é comunicado pelo aplicativo Saúde Já.

Cronograma da segunda dose

•    79 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 31 de março
•    79 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 1º de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 5 de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 6 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 7 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 8 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sexta-feira, 9 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 12 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 13 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quarta-feira, 14 de abril

 

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

De segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h. 

1-Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2-US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3-US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11

4-US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5-US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

6-US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

7-US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

8-US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

9-Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

10- US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

11- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

12 -US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

13-US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

14- Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

15- Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

16- Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada pela Av. Paraná). 

DRIVE-THRU

De segunda-feira à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. 

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller).