
O Coritiba segue 100% dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (29 de maio), a vítima coxa-branca foi o Botafogo, que acabou derrotado por 1 a 0 no Couto Pereira. Quem fez o gol da vitória coxa-branca foi o jovem Igor Paixão, ainda no primeiro tempo, em uma partida que o time do Alto da Glória mostrou segurança defensiva e efetividade no ataque, mesmo com os desfalques de seis jogadores considerados titulares.
Com a vitória, o Coxa agora soma quatro vitórias em quatro partidas jogando diante de sua torcida no Brasileirão. Em oito rodadas, o time somou 13 pontos (quatro vitórias e um empate) e ocupa a terceira colocação, por ora. O clube da Estrela Solitária, por sua vez, estaciona nos 12 pontos, em sexto lugar.
Na próxima rodada, no sábado (4 de junho), o Coritiba visita o Ceará na Arena Castelão, às 19 horas. O Botafogo, por sua vez, joga na segunda-feira (6 de junho), dentro de casa, contra o Goiás, às 20 horas.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba foi a campo desfigurado, com seis mudanças no time titular: Guillermo e Márcio Silva na zaga, Guilherme Biro na lateral esquerda, Val e Thonny Anderson no meio-campo e Fabrício Daniel no ataque.
Até no banco de reservas o time tinha desfalque importante. É que o técnico Gustavo Morínigo, suspenso por ter tomado três cartões amarelos, não pôde comandar a equipe, orientar os atletas durante o confronto.Roberto Acuña, seu auxiliar, foi quem ficou na beira do gramado.
Estiveram ainda suspensos do lado alviverde os zagueiros Luciano Castán e Henrique (expulsos na derrota para o Atlético-GO) e o ponta Alef Manga (tomou o terceiro cartão amarelo). Já o volante Andrey sofreu uma lesão no joelho e terá de passar por uma cirurgia (fica fora do restante da temporada), enquanto os laterais Egídio e Warley acabaram vetados pelo Departamento Médico.
ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO
O Botafogo teve alguns desfalques (Joel Carli, Vinícius Lopes, Diego Loureiro e Gustavo Sauer), mas nenhum deles foi titular da equipe na última rodada. O onze inicial de Luís Castro, ainda assim, trouxe duas novidades no meio de campo: Del Piage no lugar de Tchê Tchê (por opção técnica e tática) e Chay (recuperado de um resfriado) na vaga de Patrick de Paula.
PRIMEIRO TEMPO
Jogando em casa, o Coxa teve bem menos posse de bola que o adversário na primeira etapa (29%), mas compensou a dificuldade na hora de controlar o jogo com uma boa segurança e organização defensiva e efetividade na hora de se lançar ao ataque, explorando as jogadas em velocidade nas costas da marcação botafoguense para dar trabalho ao goleiro Gatito Fernández.
A primeira jogada de maior perigo veio aos oito minutos, quando Fabrício Daniel e Igor Paixão ficaram perto de abrir o placar para o time do Alto da Glória. O Botafogo respondeu 11 minutos depois, quando Victor Sá escapou pelo lado do campo e tocou para Erison chegar batendo dentro da pequena área. A rede só não balançou por causa da inteligência e bom posicionamento de Matheus Alexandre, que bloqueou o chute e salvou o Coritiba.
Aos 28, a estrela de Igor Paixão voltou a brilhar com a camisa alviverde. Val recebeu a bola na área central e não foi pressionado. Teve tempo para olhar o campo de ataque e preparar um lançamento perfeito, que a jovem estrela coxa-branca recebeu já dentro da área e dominando de forma a tirar o goleiro paraguaio do lance. Na sequência, foi só empurrar a bola pro fundo do gol, fazendo exultar a torcida no Couto Pereira.
SUBSTITUIÇÕES
Na volta do intervalo, Luís Castro já promoveu duas mudanças no Botafogo, com o lateral Hugo entrando em campo no lugar de Saravia e o meia Lucas Fernandes substituindo o volante Del Piage. Aos 18 foi vez de Matheus Nascimento renovar o setor criativo da Estrela Solitária, substituindo Chay e, nove minutos depois, Lucas Piazón substituiu Diego Gonçalves. Nos acréscimos, foi vez do atacante Rikelmi entrar na vaga do lateral Daniel Borges.
No Coritiba, Toro Acuña fez a primeira substituição aos 13, com o jovem Bernardo Lemes entrando no meio de campo no lugar de Val. Aos 25, o meia Régis substituiu Thonny Anderson.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve um cenário parecido ao da etapa inicial, com o Coxa bem postado defensivamente e incisivo, efetivo na hora de agredir. Léo Gamalho, por exemplo, teve uma boa chance para ampliar o marcador logo no primeiro minuto. Aos 17, o atacante voltou a aparecer e quase marcou de cabeça – Gatito Fernández defendeu o cabeceio à queima-roupa e a bola ainda bateu no travessão na sequência.
Nos minutos finais, o Botafogo se lançou ao ataque e buscou o empate. Deu trabalho ao goleiro Muralha em chute de Erison da entrada da área, mas não foi o suficiente para mudar o placar.
NÚMEROS DO JOGO
Ao longo da partida, o Coritiba somou 28% da posse de bola, com 191 passes trocados (60% de precisão) contra 485 do Botafogo (que teve 84% de precisão). Em termos de finalização a gol, porém, os números foram mais equilibrados: 15 arremates do Coxa (que acertou cinco vezes o alvo e ainda mandou uma bola no travessão) contra 18 dos cariocas (que acertaram a mira em três chutes).
FICHA TÉCNICA
Coritiba 1 x 0 Botafogo
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo de los Santos, Marcio Silva e Guilherme Biro (Diego Porfírio); Willian Farias e Val (Bernardo Lemes); Igor Paixão, Thonny Anderson (Régis) e Fabrício Daniel (Pablo García); Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Roberto Acuña (interino)
Botafogo: Gatito Fernández; Saravia (Hugo), Kanu, Cuesta e Daniel Borges (Rikelmi); Oyama, Del Piage (Lucas Fernandes) e Chay (Matheus Nascimento); Diego Gonçalves (Lucas Piazon), Victor Sá e Erison. Técnico: Luís Castro
Gol: Igor Paixão (28-1º)
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Erison (B), Guillermo de los Santos, Val, Alex Muralha (C)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Público: 20.302 pagantes (21.993 total)
Renda: R$ 465.065,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (20 de maio) às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2- Lançamento longo de Alex Muralha para Guilherme Biro, no campo de ataque e nas costas da defesa. O lateral toca para trás e Igor Paixão passa para Thonny Anderson, que cruza forte na segunda trave. Léo Gamalho sobe e cabeceia por cima do gol.
8 – Fabrício Daniel recupera a bola na intermediária, toca para Thonny Anderson e recebe de volta dentro da área e passa no meio de dois marcadores. Gatito Fernández sai bem do gol e tira a bola dos pés do atacante. No rebote, Igor Paixão chuta e o goleiro botafoguense faz outra boa defesa.
18 – Victor Sá escapa pela direita e toca para Del Piage, que chega batendo da entrada da área. A bola desvia na marcação e, na volta, Chay tenta um chute colocado. Ele pega mal, com muita força e manda por cima do gol.
19 – Bola enfiada para Victor Sá pela direita. O atacante avança, se aproxima da linha de fundo e toca rasteiro para trás. Erison aparece fechando na segunda trave e chuta à queima roupa, mas Matheus Alexandre aparece na ‘hora H’ para travar o chute.
27 – Cobrança de falta na entrada da área. Daniel Borges vai pra bola e chuta colocado. A finalização passa perto do travessão.
28 – Gol do Coritiba! Val recebe perto da área central, olha para o campo adversário e lança com perfeição para Igor Paixão, nas costas de Kanu. O atacante coxa-branca domina já tirando da jogada Gatito Fernàndez e empurra pro fundo do gol.
39 – Igor Paixão pressiona a saída de bola do Botafogo e ajuda THonny Anderson a desarmar Saravia no ataque. Ele avança com liberdade, invade a área, limpa dois marcadores e tenta cavar um pênalti. Igor Paixão chega batendo para aproveitar a sobra e obriga boa defesa de Gatito.
Segundo tempo
1 – Matheus Alexandre recupera a bola na defesa e toca para Fabrício Daniel, que aciona Thonny Anderson pelo meio e recebe de volta na frente, nas costas da zaga. A bola é esticada para Léo Gamalho, que encara a marcação de Kanu e chuta colocado, ao lado do gol.
6 – Fabrício Daniel avança pela direita e toca para Val na entrada da área, que chuta de canhota. A bola passa por cima do gol.
12 – Lucas Fernandes chuta forte da intermediária. Alex Muralha faz a defesa em dois tempos.
17 – Cobrança de falta de Igor Paixão. A bola viaja pra segunda trave e Léo Gamalho cabeceia. Gatito defende e a bola explode no travessão em seguida. No rebote, insiste com um cabeceio de dentro da pequena área, mas a bola desvia na zaga e sai em escanteio
21 – Cobrança de falta de Igor Paixão para a área. Léo Gamalho cabeceia e quase encobre Gatito, que se estica todo para dar um soco na bola e evitar o gol.
40 – Régis toca para Clayton, que faz o pivô e ajeita para Willian Farias vir de trás e chegar batendo. A bola desvia na defesa e passa ao lado do gol.
44 – Erison recebe a bola na entrada da área e chuta forte para o gol. Alex Muralha faz grande defesa e evita o gol.